terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mesa redonda - usar enlatados ou não?

Já tive algumas conversas com amigos acerca do uso de produtos enlatados, e há pessoas que são completamente contra.

A verdade é que é uma forma bastante "natural" de conservar os alimentos, mas claro que o sabor pode ficar bem diferente.

Vocês usam? Que tipo de produtos?

9 comentários:

Paulinha disse...

Eu uso alguns enlatados.
Desde atum, salsichas, feijão, cogumelos...
Penso que são muito úteis.

Julie disse...

Eu não sou adepta dos enlatados, utilizo muito pouco. Os mais utilizados são o atum e os cogumelos. Antes utilizava muito o milho, mas agora descobri que congelado é muito mais saboroso e não leva muito tempo a cozer.
:)

Hoje Vou Casar Assim disse...

Há produtos que eu uso sempre em lata: feijão, grão-de-bico e atum (sem ser em bifes).

Depois tenho sempre tomate pelado (com e sem ervas aromáticas), que é muito útil para lasanha, bolonhesa, arroz de tomate e outros pratos desse género.

E também compro cogumelos laminados em lata, sobretudo para quando preciso de fazer uma refeição rápida e não tenho grande coisa no frigorífico. Acho os cogumelos frescos muito melhores, e por isso uso-os sempre que posso. Quando uso os enlatados, costumo refogar em cebola, alho e azeite, porque acho que o sabor fica muito melhor. E lavo-os sempre em água corrente antes de os usar.

De vez em quando compro batatas cozidas enlatadas, que ficam bem nos assados e só precisam de gratinar (com o molho da carne ou do peixe).

with love fotos disse...

Lá em casa usamos...
Claro que não há comparação entre o sabor de uns cogumelos frescos e uns enlatados, mas a verdade é que por vezes dá muito jeito abrir a latinha e colocar na frigideira :)
Também usamos feijão e grão, apesar de agora estarmos a usar conservas em vidro e tomate pelado. E usamos atum e rebentos de soja e por vezes rebentos de bambú.

Bjs com saudades! :)

Hoje Vou Casar Assim disse...

Esqueci-me de dizer que também uso palmito em lata ou em vidro. É uma delícia! :)

beijinhos

(também estou cheia de saudades, C.!)

Queen of Hearts disse...

HVCA, podia ter escrito o teu primeiro post, em tudo menos no que se refere às batatas cozidas. :) São precisamente essas as coisas enlatadas que tenho em casa. Quando posso, compro conservas em vidro em vez da lata. E acho que só acrescentaria o milho enlatado (costumo ter da Bonduelle, um novo que há sem adição de açúcares).

No entanto, confesso que sou MUITO reticente em relação à utilização dos enlatados na cozinha, porque me meteram na cabeça que os enlatados não são lá muito saudáveis. Isto por causa da quantidade de sal que o processo de conserva envolve.

Mas pronto, é prático e por isso usa-se. :)
Beijinhos às minhas queridas meninas

AvoGi disse...

eu uso : rebentos de soja, milho doce, feijão. e muitos mais.

Hoje Vou Casar Assim disse...

Eu por acaso quase não uso milho nem rebentos de soja, mas acho que vou passar a usar :) Deram-me uma boa ideia!

beijinhos

May disse...

Cá em casa também usamos enlatados normalmente atum, feijão e grão, cogumelos muito ocasionalmente pois adoro os frescos. O tomate prefiro que seja fresco e se for para fazer molho gosto de misturar com tomate passado de pacote com ervas aromáticas.