Risotto é um prato simples e que me costuma saber mesmo bem.
Desta vez fiz um totalmente vegetariano, e achei que era boa ideia utilizar uns cogumelos com sabor forte para 'compensar' a ausência de carne ou peixe em termos de paladar.
- Levei um tacho ao lume com um fio de azeite, alho picado, cenoura e pimento vermelho aos cubos, e deixei cozinhar um pouco
- Juntei cogumelos orientais e curgete aos cubos, mexi bem e deixei cozinhar sem tampa
- Quando a curgete começou a ficar transparente, juntei o arroz arbóreo, temperei com sal e envolvi tudo muito bem, deixando cozinhar ligeiramente
- Fui juntando água quente aos poucos e esperando até ser absorvida
- Quando o arroz estava quase pronto, juntei queijo ralado, mexi bem, tapei e deixei acabar de cozinhar
Não é dos meus pratos favoritos, mas a minha filhota é fã, por isso faço às vezes.
ResponderEliminarBjinhos
Papinha Doce
Eu nunca experimentei cozinhar risotto, e tenho medo da experiência correr mal. Por exemplo, que quantidade de água é necessária? Eu percebi que se vai juntando aos poucos, mas é a olho?
ResponderEliminarQueen, eu coloco a olho. Deixo de acrescentar quando vejo que o arroz já está cozido. No início, quando via as receitas, achava isso estranho, mas depois vi que é fácil e que resulta.
ResponderEliminarTambém é possível usar arroz arbóreo e colocar 1 medida de arroz e 2 medidas de água de 1 só vez, tal como se faz com o outro arroz. Também fica bom, e tem a vantagem de não nos obrigar a estar constantemente a juntar água.
beijinhos às duas