Esta pescada é tão saborosa que tenho cozinhado imensas vezes.
Desta vez, decidi acompanhar com batatas gratinadas, e gostei muito da combinação.
- Cortei as batatas às rodelas fininhas e cozi em água e sal durante cerca de 15 minutos
- Cozi os brócolos congelados durante uns 5 minutos
- Noutro tacho, salteei em azeite cebola e alho francês à rodelas e curgete aos cubos, deixando cozinhar ligeiramente
- Fiz molho béchamel (1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de farinha, 300 ml de leite morno), ao qual juntei um pouco de sal e queijo ralado
- No pyrex, coloquei um fio de azeite, distribuí as rodelas de batata e coloquei as postas de pescada; temperei com 1 cubo de caldo de peixe esfarelado
- Cobri com a cebola, o alho francês, a curgete e os brócolos, e juntei 2 ovos inteiros (não cozinhados)
- No final, verti o molho béchamel e levei ao forno durante uns 20 minutos
quinta-feira, 31 de março de 2011
quarta-feira, 30 de março de 2011
Risotto de rabo de boi
Já não é a primeira vez que coloco aqui uma receita com rabo de boi, que é uma carne que eu adoro.
No risotto resulta muito bem, e para a próxima acho que vou experimentar desfiar em vez de colocar com o osso.
- Numa panela de pressão, coloquei o rabo de boi, água, dentes de alho, sal, colorau, louro e piri-piri
- Levei a cozer durante cerca de 40 minutos
- No wok, alourei alho picado num fio de azeite, juntei o arroz arbóreo e mexi bem
- Aos poucos, fui juntando a água de cozer a carne e deixando absorver, até o arroz estar cozinhado e cremoso
- No final, juntei a carne e um pouco de queijo ralado, envolvendo bem
No risotto resulta muito bem, e para a próxima acho que vou experimentar desfiar em vez de colocar com o osso.
- Numa panela de pressão, coloquei o rabo de boi, água, dentes de alho, sal, colorau, louro e piri-piri
- Levei a cozer durante cerca de 40 minutos
- No wok, alourei alho picado num fio de azeite, juntei o arroz arbóreo e mexi bem
- Aos poucos, fui juntando a água de cozer a carne e deixando absorver, até o arroz estar cozinhado e cremoso
- No final, juntei a carne e um pouco de queijo ralado, envolvendo bem
terça-feira, 29 de março de 2011
Arroz com salmão e legumes no forno
Desde que experimentei pela primeira vez arroz no forno sem pré-cozedura e adorei o sabor, tenho feito imensas vezes. Dá muito pouco trabalho, e resulta muito bem :)
[e hoje, ao dar uma vista de olhos pelas diferentes receitas daqui, apercebi-me que o blog poderia perfeitamente chamar-se "receitas com curgete", dada a quantidade de vezes que uso este ingrediente! hehehe]
- Coloquei um fio de azeite no fundo do pyrex
- Juntei cebola às rodelas, alho picado, cenoura e curgete aos cubos e cogumelos em pedaços grandes, adicionei outro fio de azeite, e levei ao forno durante 10 minutos a 200ºC
- Juntei 1 caldo de peixe esfarelado, as postas de salmão e o arroz vaporizado; cobri tudo com água a ferver e temperei com colorau e um pouco de sal; mexi levemente
- Levei ao forno até o arroz estar cozido e ligeiramente tostado (cerca de 30 minutos)
[e hoje, ao dar uma vista de olhos pelas diferentes receitas daqui, apercebi-me que o blog poderia perfeitamente chamar-se "receitas com curgete", dada a quantidade de vezes que uso este ingrediente! hehehe]
- Coloquei um fio de azeite no fundo do pyrex
- Juntei cebola às rodelas, alho picado, cenoura e curgete aos cubos e cogumelos em pedaços grandes, adicionei outro fio de azeite, e levei ao forno durante 10 minutos a 200ºC
- Juntei 1 caldo de peixe esfarelado, as postas de salmão e o arroz vaporizado; cobri tudo com água a ferver e temperei com colorau e um pouco de sal; mexi levemente
- Levei ao forno até o arroz estar cozido e ligeiramente tostado (cerca de 30 minutos)
segunda-feira, 28 de março de 2011
Bolo de maçã e canela da Veeny
A Veeny colocou há uns tempos esta receita no blog dela, e desta vez resolvi experimentar.
Ficou deliciosa e com uma consistência que toda a gente adorou!!
Além disso, é muito simples e leva muito poucos ingredientes.
Ingredientes:
- 1 chávena de farinha com fermento
- 1,5 chávenas de açúcar
- 3 ovos
- 2 chávenas de leite
- 2 maçãs
- margarina para untar a forma
- 1 colher de sobremesa de canela
Preparação:
- Misturar a farinha com os ovos, o açúcar e a canela
- Bater bem e juntar o leite aos poucos (a mistura fica bastante líquida)
- Colocar numa forma untada com manteiga
- Descascar as maçãs e dispô-las às fatias finas em espiral sobre o preparado
- Levar ao forno a 180ºC durante cerca de 40 minutos
Vale mesmo a pena experimentar!
Ficou deliciosa e com uma consistência que toda a gente adorou!!
Além disso, é muito simples e leva muito poucos ingredientes.
Ingredientes:
- 1 chávena de farinha com fermento
- 1,5 chávenas de açúcar
- 3 ovos
- 2 chávenas de leite
- 2 maçãs
- margarina para untar a forma
- 1 colher de sobremesa de canela
Preparação:
- Misturar a farinha com os ovos, o açúcar e a canela
- Bater bem e juntar o leite aos poucos (a mistura fica bastante líquida)
- Colocar numa forma untada com manteiga
- Descascar as maçãs e dispô-las às fatias finas em espiral sobre o preparado
- Levar ao forno a 180ºC durante cerca de 40 minutos
Vale mesmo a pena experimentar!
quinta-feira, 24 de março de 2011
Um arroz de pato diferente
Desta vez, resolvi fazer arroz de pato ao estilo de arroz de frango, e resultou muito bem.
- Numa panela de pressão, coloquei as coxas de pato, pedaços de chouriça, água, piri-piri, sal, colorau, dentes de alho e uma folha de louro, e deixei cozinhar durante cerca de 30 minutos
- No wok, fiz um refogado de cebola picada e azeite
- Juntei o pato e deixei alourar de ambos os lados
- Adicionei 2 medidas de água (a da cozedura do pato) e a chouriça, tapei, acertei o tempero e deixei apurar
- Juntei 1 medida de arroz e esperei até ficar cozinhado
- Numa panela de pressão, coloquei as coxas de pato, pedaços de chouriça, água, piri-piri, sal, colorau, dentes de alho e uma folha de louro, e deixei cozinhar durante cerca de 30 minutos
- No wok, fiz um refogado de cebola picada e azeite
- Juntei o pato e deixei alourar de ambos os lados
- Adicionei 2 medidas de água (a da cozedura do pato) e a chouriça, tapei, acertei o tempero e deixei apurar
- Juntei 1 medida de arroz e esperei até ficar cozinhado
quarta-feira, 23 de março de 2011
Curgete redonda recheada e arroz colorido
Apeteceu-me aproveitar a forma desta curgete para fazer algo diferente, e então resolvi recheá-la com um arroz colorido de legumes, cogumelos e peito de perú.
- Cortei a "tampinha" da curgete e, com uma colher, retirei o interior e reservei
- Levei a curgete ao forno com um pouco de azeite e sal, até amolecer
- Fiz um arroz solto, temperado com caldo de carne e uma folha de louro
- Entretanto, fiz um refogado no wok com cebola picada, azeite e cenoura aos cubos
- Juntei cogumelos pequenos e alho francês às rodelas, e deixei cozinhar um pouco
- De seguida, adicionei peito de perú às tiras pequenas e curgete aos cubos (incluindo a que tinha reservado antes), envolvi bem e deixei cozinhar sem tampa
- Temperei com sal, piri-piri, colorau e um pouco de pimenta preta
- Quando já estava tudo cozinhado, juntei o arroz ao wok e envolvi bem
- Adicionei um ovo batido, desliguei o lume e misturei bem
- Recheei a curgete com parte do arroz, cobri com queijo ralado e levei ao forno a gratinar
terça-feira, 22 de março de 2011
LADURÉE - macarons que vale mesmo a pena provar
Esta pastelaria francesa é muito antiga e, para além de ter várias lojas em França, tem também lojas noutros países, como é o caso de Inglaterra.
Eu conheço a lojinha (minúscula e com um aspecto muito original) da Burlington Arcade, que fica em Londres, entre Green Park e Picadilly Circus. Tem alguns bolos tipicamente franceses, mas é realmente famosa pelos seus macarons, de vários sabores.
Eu, que já tinha comido macarons noutros lugares e não tinha apreciado especialmente, adorei os da LADURÉE! A consistência é fantástica, e os sabores magníficos :)
Para além disso, as caixas e os saquinhos que a loja disponibiliza são muito muito bonitos!
Cada macaron custa cerca de £1.50, e uma caixa de 8 macarons ronda as £10.
Já agora, aproveito para dizer que, se quiserem comprar para oferecer em Portugal, o ideal é fazerem-no no dia da viagem, uma vez que devem ser comidos frescos.
Vocês já provaram?
Eu conheço a lojinha (minúscula e com um aspecto muito original) da Burlington Arcade, que fica em Londres, entre Green Park e Picadilly Circus. Tem alguns bolos tipicamente franceses, mas é realmente famosa pelos seus macarons, de vários sabores.
Eu, que já tinha comido macarons noutros lugares e não tinha apreciado especialmente, adorei os da LADURÉE! A consistência é fantástica, e os sabores magníficos :)
Para além disso, as caixas e os saquinhos que a loja disponibiliza são muito muito bonitos!
Cada macaron custa cerca de £1.50, e uma caixa de 8 macarons ronda as £10.
Já agora, aproveito para dizer que, se quiserem comprar para oferecer em Portugal, o ideal é fazerem-no no dia da viagem, uma vez que devem ser comidos frescos.
Vocês já provaram?
Labels:
Doces,
Fora de casa,
França,
Inglaterra
quinta-feira, 3 de março de 2011
Gratinado de massa com carne à bolonhesa
Não sabia que nome dar a este prato, que no fundo é muito parecido com lasanha. Usei massa "normal", cozinhei a carne à bolonhesa e juntei molho béchamel.
- Fiz um refogado com cebola, cenoura aos cubos e azeite
- Juntei a carne picada, envolvi bem e deixei cozinhar ligeiramente
- Adicionei tomate pelado, um pouco de vinho branco, 1 caldo de carne e piri-piri, tapei e esperei cerca de 30 minutos
- Verifiquei o tempero e deixei cozinhar no mínimo
- Entretanto, cozi a massa em água e sal
- Preparei também o molho béchamel:
. na panela, derreti 1 colher de sopa de manteiga e juntei 1 colher de sopa de farinha e um pouco de Maizena, mexendo bem
. fui juntando 300 ml de leite morno aos poucos, e mexendo com a vara de arames continuamente até o molho engrossar (demora bastante tempo)
. no final, juntei um pouco de queijo e mexi até derreter
- Por último, escorri a massa e coloquei metade no fundo de um pyrex, cobri com a carne picada, coloquei uma segunda camada de massa, juntei o béchamel e queijo ralado, e levei ao forno a gratinar
- Fiz um refogado com cebola, cenoura aos cubos e azeite
- Juntei a carne picada, envolvi bem e deixei cozinhar ligeiramente
- Adicionei tomate pelado, um pouco de vinho branco, 1 caldo de carne e piri-piri, tapei e esperei cerca de 30 minutos
- Verifiquei o tempero e deixei cozinhar no mínimo
- Entretanto, cozi a massa em água e sal
- Preparei também o molho béchamel:
. na panela, derreti 1 colher de sopa de manteiga e juntei 1 colher de sopa de farinha e um pouco de Maizena, mexendo bem
. fui juntando 300 ml de leite morno aos poucos, e mexendo com a vara de arames continuamente até o molho engrossar (demora bastante tempo)
. no final, juntei um pouco de queijo e mexi até derreter
- Por último, escorri a massa e coloquei metade no fundo de um pyrex, cobri com a carne picada, coloquei uma segunda camada de massa, juntei o béchamel e queijo ralado, e levei ao forno a gratinar
terça-feira, 1 de março de 2011
Bolo de mel e canela feito pela minha mãe
Ingredientes:
1 ovo grande
1 chávena de açúcar
3 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de manteiga
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de canela
2 colheres de chá de fermento em pó
1 chávena de leite
Preparação:
- Bater o ovo com o açúcar e o mel até obter um creme
- Juntar a manteiga amolecida (a minha mãe põe mais quantidade e amolece a manteiga directamente na forma, que fica untada, não sendo preciso sujar outro recipiente)
- Acrescentar o leite e depois a farinha misturada com a canela e o fermento
- Bater tudo muito bem e deitar na forma untada e polvilhada
- Levar ao forno a 180ºC durante 40 minutos
Bom apetite!
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Risotto de gambas, cogumelos e curgete
Este é um prato que ficou muito saboroso e bem colorido...
Vou repetir, sem dúvida!
- Refoguei ligeiramente alho picado em azeite
- Juntei gambas sem casca e algumas com casca (para dar mais sabor) e deixei alourar
- Entretanto, juntei os cogumelos às fatias, mexi bem e temperei com alho em pó, piri-piri e sal
- Adicionei as curgetes aos cubos e envolvi tudo muito bem
- Juntei o arroz arbóreo e deixei absorver todo o líquido
- Fui adicionando água e deixando absorver, até o arroz estar cozinhado
- Já quase no final, coloquei um pouco de queijo ralado e envolvi tudo
- Por último, adicionei pimenta preta moída na altura
Vou repetir, sem dúvida!
- Refoguei ligeiramente alho picado em azeite
- Juntei gambas sem casca e algumas com casca (para dar mais sabor) e deixei alourar
- Entretanto, juntei os cogumelos às fatias, mexi bem e temperei com alho em pó, piri-piri e sal
- Adicionei as curgetes aos cubos e envolvi tudo muito bem
- Juntei o arroz arbóreo e deixei absorver todo o líquido
- Fui adicionando água e deixando absorver, até o arroz estar cozinhado
- Já quase no final, coloquei um pouco de queijo ralado e envolvi tudo
- Por último, adicionei pimenta preta moída na altura
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Arroz de tomate com carne de porco e legumes
Já devem ter percebido que eu adoro estes pratos bem simples...
Sabem mesmo bem no final de um dia de trabalho!
- Fiz um refogado com cebola às rodelas e azeite, e esperei até a cebola ficar translúcida
- Juntei 1 folha de louro, a carne de porco cortada aos cubinhos, sal, alho picado e alho em pó, e deixei o porco cozinhar ligeiramente de ambos os lados
- Adicionei alho francês e quiabos às rodelas, mexi bem e esperei uns minutos
- Juntei vinho branco, tapei e esperei uns 10 minutos
- Juntei umas 4 medidas de água, um pouco de piri-piri e bastante polpa de tomate, e esperei uns 20 minutos
- Adicionei 1 medida de arroz vaporizado, tapei e deixei cozinhar
Sabem mesmo bem no final de um dia de trabalho!
- Fiz um refogado com cebola às rodelas e azeite, e esperei até a cebola ficar translúcida
- Juntei 1 folha de louro, a carne de porco cortada aos cubinhos, sal, alho picado e alho em pó, e deixei o porco cozinhar ligeiramente de ambos os lados
- Adicionei alho francês e quiabos às rodelas, mexi bem e esperei uns minutos
- Juntei vinho branco, tapei e esperei uns 10 minutos
- Juntei umas 4 medidas de água, um pouco de piri-piri e bastante polpa de tomate, e esperei uns 20 minutos
- Adicionei 1 medida de arroz vaporizado, tapei e deixei cozinhar
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Hambúrgueres de borrego e menta com arroz de tomate e curgete
- Cozinhei os hambúrgueres num fio de azeite e bastante alho picado, deixando alourar de ambos os lados antes de colocar a tampa
- Para o arroz, fiz um refogado com cebola às rodelas, juntei as curgetes em 'cubos' espessos e salteei durante uns minutos
- Adicionei 1 folha de louro, umas 4 medidas de água, 1 caldo de carne, piri-piri e bastante polpa de tomate
- Quando começou a ferver, juntei 1 medida de arroz e deixei cozinhar
Como vêem, é um prato extremamente simples e rápido.
Eu gostei imenso da mistura de sabores, e adoro a combinação de borrego com menta.
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Arroz de frango no forno
Eu queria experimentar fazer arroz no forno sem uma pré-cozedura, e fiquei contente porque funcionou muito bem.
- Num pyrex, coloquei um fio de azeite, 2 folhas de louro, bastante cebola às rodelas, bastante cenoura, quiabos e alho picado
- Temperei as coxas de frango com uma mistura de pesto de tomate, alho picado e piri-piri, e coloquei-as no pyrex com a pele voltada para baixo
- Reguei tudo com azeite e bastante vinho branco, e juntei sal
- Levei ao forno a 180ºC durante uns 10 minutos, coloquei as coxas com a pele virada para cima e voltei a levar ao forno, desta vez durante 30 minutos
- Acrescentei o arroz (usei arroz vaporizado) e cobri com água a ferver; verifiquei o tempero
- Levei ao forno até o arroz estar cozinhado e ter o aspecto da foto, o que demorou cerca de 30 minutos
- Num pyrex, coloquei um fio de azeite, 2 folhas de louro, bastante cebola às rodelas, bastante cenoura, quiabos e alho picado
- Temperei as coxas de frango com uma mistura de pesto de tomate, alho picado e piri-piri, e coloquei-as no pyrex com a pele voltada para baixo
- Reguei tudo com azeite e bastante vinho branco, e juntei sal
- Levei ao forno a 180ºC durante uns 10 minutos, coloquei as coxas com a pele virada para cima e voltei a levar ao forno, desta vez durante 30 minutos
- Acrescentei o arroz (usei arroz vaporizado) e cobri com água a ferver; verifiquei o tempero
- Levei ao forno até o arroz estar cozinhado e ter o aspecto da foto, o que demorou cerca de 30 minutos
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Almôndegas suecas
Resolvi comprar almôndegas congeladas no IKEA e cozinhá-las à maneira sueca.
Apenas acrescentei brócolos, porque gosto sempre de ter alguns legumes.
- Cozi as batatas em água e sal durante uns 20 minutos
- A meio do tempo, juntei os brócolos congelados
- Num pyrex, coloquei um fio de azeite e as almôndegas congeladas, e levei ao forno a 220ºC durante 15 minutos
- Para o molho de natas, segui as instruções da embalagem (comprada também no IKEA): levei 280ml de água a ferver e depois juntei 80ml de natas e o conteúdo do pacote, mexendo muito bem e deixando cozinhar um pouco
- Depois bastou regar as almôndegas, as batatas e os brócolos com o molho, e acompanhar com compota de mirtilo vermelho (também do IKEA), que combina na perfeição com os restantes ingredientes
Vocês já experimentaram fazer este prato em casa?
Nós adorámos!
Apenas acrescentei brócolos, porque gosto sempre de ter alguns legumes.
- Cozi as batatas em água e sal durante uns 20 minutos
- A meio do tempo, juntei os brócolos congelados
- Num pyrex, coloquei um fio de azeite e as almôndegas congeladas, e levei ao forno a 220ºC durante 15 minutos
- Para o molho de natas, segui as instruções da embalagem (comprada também no IKEA): levei 280ml de água a ferver e depois juntei 80ml de natas e o conteúdo do pacote, mexendo muito bem e deixando cozinhar um pouco
- Depois bastou regar as almôndegas, as batatas e os brócolos com o molho, e acompanhar com compota de mirtilo vermelho (também do IKEA), que combina na perfeição com os restantes ingredientes
Vocês já experimentaram fazer este prato em casa?
Nós adorámos!
Labels:
batatas,
legumes,
porco,
provado e aprovado,
vaca
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Um bolo para o dia de S. Valentim
Resolvi experimentar mais uma receita do site Sabor Intenso, apenas com algumas alterações, e ficou mais do que aprovada!
Aliás, tenho que dizer que até agora as receitas desse site funcionaram sempre e toda a gente adorou :) Recomendo mesmo a visita!
para o bolo:
4 ovos
250g de açúcar
300g de farinha com fermento
150 ml de óleo
350g de cenoura ralada fininha (eu usei a picadora)
150g de noz ralada
Raspa de uma laranja (opcional - eu prefiro não usar, porque sou hipersensível à raspa de laranja)
Sumo de uma laranja
Meia colher de café de sal
1 colher de chá de canela em pó
para a cobertura (na próxima vez vou duplicar as quantidades, porque adorei o sabor e quero cobrir o bolo todo):
1 embalagem de queijo fresco para barrar (Philadelphia)
2 colheres de sopa bem cheias de mel
1 colher de sopa de sumo de laranja
50g de miolo de noz para decorar
Mel q.b.
Preparação:
- Juntar os ovos e o açúcar, e bater com a batedeira
- Entretanto, adicionar o sal, a canela, (a raspa de laranja), o óleo, a noz-picada, a cenoura ralada, o sumo de laranja e a farinha, sem parar de bater
- Colocar o preparado numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha (eu usei uma forma de cheesecake) e levar ao forno a 180ºC durante 40 minutos
- Entretanto, juntar o queijo fresco, o mel e o sumo de laranja e bater bem com a batedeira. Levar ao frigorífico.
- Depois do bolo estar cozido, deixar arrefecer e decorar com o creme, as nozes e um fio de mel
Experimentem, que é delicioso! ;)
Aliás, tenho que dizer que até agora as receitas desse site funcionaram sempre e toda a gente adorou :) Recomendo mesmo a visita!
Ingredientes
para o bolo:
4 ovos
250g de açúcar
300g de farinha com fermento
150 ml de óleo
350g de cenoura ralada fininha (eu usei a picadora)
150g de noz ralada
Raspa de uma laranja (opcional - eu prefiro não usar, porque sou hipersensível à raspa de laranja)
Sumo de uma laranja
Meia colher de café de sal
1 colher de chá de canela em pó
para a cobertura (na próxima vez vou duplicar as quantidades, porque adorei o sabor e quero cobrir o bolo todo):
1 embalagem de queijo fresco para barrar (Philadelphia)
2 colheres de sopa bem cheias de mel
1 colher de sopa de sumo de laranja
50g de miolo de noz para decorar
Mel q.b.
Preparação:
- Juntar os ovos e o açúcar, e bater com a batedeira
- Entretanto, adicionar o sal, a canela, (a raspa de laranja), o óleo, a noz-picada, a cenoura ralada, o sumo de laranja e a farinha, sem parar de bater
- Colocar o preparado numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha (eu usei uma forma de cheesecake) e levar ao forno a 180ºC durante 40 minutos
- Entretanto, juntar o queijo fresco, o mel e o sumo de laranja e bater bem com a batedeira. Levar ao frigorífico.
- Depois do bolo estar cozido, deixar arrefecer e decorar com o creme, as nozes e um fio de mel
Experimentem, que é delicioso! ;)
Subscrever:
Mensagens (Atom)



















