quinta-feira, 31 de março de 2011

Gratinado de pescada, batatas às rodelas, ovo e legumes

Esta pescada é tão saborosa que tenho cozinhado imensas vezes.
Desta vez, decidi acompanhar com batatas gratinadas, e gostei muito da combinação.


- Cortei as batatas às rodelas fininhas e cozi em água e sal durante cerca de 15 minutos

- Cozi os brócolos congelados durante uns 5 minutos

- Noutro tacho, salteei em azeite cebola e alho francês à rodelas e curgete aos cubos, deixando cozinhar ligeiramente

- Fiz molho béchamel (1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de farinha, 300 ml de leite morno), ao qual juntei um pouco de sal e queijo ralado

- No pyrex, coloquei um fio de azeite, distribuí as rodelas de batata e coloquei as postas de pescada; temperei com 1 cubo de caldo de peixe esfarelado

- Cobri com a cebola, o alho francês, a curgete e os brócolos, e juntei 2 ovos inteiros (não cozinhados)

- No final, verti o molho béchamel e levei ao forno durante uns 20 minutos

quarta-feira, 30 de março de 2011

Risotto de rabo de boi

Já não é a primeira vez que coloco aqui uma receita com rabo de boi, que é uma carne que eu adoro.
No risotto resulta muito bem, e para a próxima acho que vou experimentar desfiar em vez de colocar com o osso.


- Numa panela de pressão, coloquei o rabo de boi, água, dentes de alho, sal, colorau, louro e piri-piri

- Levei a cozer durante cerca de 40 minutos

- No wok, alourei alho picado num fio de azeite, juntei o arroz arbóreo e mexi bem

- Aos poucos, fui juntando a água de cozer a carne e deixando absorver, até o arroz estar cozinhado e cremoso

- No final, juntei a carne e um pouco de queijo ralado, envolvendo bem

terça-feira, 29 de março de 2011

Arroz com salmão e legumes no forno

Desde que experimentei pela primeira vez arroz no forno sem pré-cozedura e adorei o sabor, tenho feito imensas vezes. Dá muito pouco trabalho, e resulta muito bem :)

[e hoje, ao dar uma vista de olhos pelas diferentes receitas daqui, apercebi-me que o blog poderia perfeitamente chamar-se "receitas com curgete", dada a quantidade de vezes que uso este ingrediente! hehehe]


- Coloquei um fio de azeite no fundo do pyrex

- Juntei cebola às rodelas, alho picado, cenoura e curgete aos cubos e cogumelos em pedaços grandes, adicionei outro fio de azeite, e levei ao forno durante 10 minutos a 200ºC

- Juntei 1 caldo de peixe esfarelado, as postas de salmão e o arroz vaporizado; cobri tudo com água a ferver e temperei com colorau e um pouco de sal; mexi levemente

- Levei ao forno até o arroz estar cozido e ligeiramente tostado (cerca de 30 minutos)

segunda-feira, 28 de março de 2011

Bolo de maçã e canela da Veeny

A Veeny colocou há uns tempos esta receita no blog dela, e desta vez resolvi experimentar.
Ficou deliciosa e com uma consistência que toda a gente adorou!!

Além disso, é muito simples e leva muito poucos ingredientes.


Ingredientes:

- 1 chávena de farinha com fermento

- 1,5 chávenas de açúcar

- 3 ovos

- 2 chávenas de leite

- 2 maçãs

- margarina para untar a forma

- 1 colher de sobremesa de canela


Preparação:

- Misturar a farinha com os ovos, o açúcar e a canela

- Bater bem e juntar o leite aos poucos (a mistura fica bastante líquida)

- Colocar numa forma untada com manteiga

- Descascar as maçãs e dispô-las às fatias finas em espiral sobre o preparado

- Levar ao forno a 180ºC durante cerca de 40 minutos


Vale mesmo a pena experimentar!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Um arroz de pato diferente

Desta vez, resolvi fazer arroz de pato ao estilo de arroz de frango, e resultou muito bem.


- Numa panela de pressão, coloquei as coxas de pato, pedaços de chouriça, água, piri-piri, sal, colorau, dentes de alho e uma folha de louro, e deixei cozinhar durante cerca de 30 minutos

- No wok, fiz um refogado de cebola picada e azeite

- Juntei o pato e deixei alourar de ambos os lados

- Adicionei 2 medidas de água (a da cozedura do pato) e a chouriça, tapei, acertei o tempero e deixei apurar

- Juntei 1 medida de arroz e esperei até ficar cozinhado

quarta-feira, 23 de março de 2011

Curgete redonda recheada e arroz colorido


Apeteceu-me aproveitar a forma desta curgete para fazer algo diferente, e então resolvi recheá-la com um arroz colorido de legumes, cogumelos e peito de perú.


- Cortei a "tampinha" da curgete e, com uma colher, retirei o interior e reservei

- Levei a curgete ao forno com um pouco de azeite e sal, até amolecer

- Fiz um arroz solto, temperado com caldo de carne e uma folha de louro

- Entretanto, fiz um refogado no wok com cebola picada, azeite e cenoura aos cubos

- Juntei cogumelos pequenos e alho francês às rodelas, e deixei cozinhar um pouco

- De seguida, adicionei peito de perú às tiras pequenas e curgete aos cubos (incluindo a que tinha reservado antes), envolvi bem e deixei cozinhar sem tampa

- Temperei com sal, piri-piri, colorau e um pouco de pimenta preta

- Quando já estava tudo cozinhado, juntei o arroz ao wok e envolvi bem

- Adicionei um ovo batido, desliguei o lume e misturei bem

- Recheei a curgete com parte do arroz, cobri com queijo ralado e levei ao forno a gratinar

terça-feira, 22 de março de 2011

LADURÉE - macarons que vale mesmo a pena provar

Esta pastelaria francesa é muito antiga e, para além de ter várias lojas em França, tem também lojas noutros países, como é o caso de Inglaterra.
Eu conheço a lojinha (minúscula e com um aspecto muito original) da Burlington Arcade, que fica em Londres, entre Green Park e Picadilly Circus. Tem alguns bolos tipicamente franceses, mas é realmente famosa pelos seus macarons, de vários sabores.


Eu, que já tinha comido macarons noutros lugares e não tinha apreciado especialmente, adorei os da LADURÉE! A consistência é fantástica, e os sabores magníficos :)
Para além disso, as caixas e os saquinhos que a loja disponibiliza são muito muito bonitos!

Cada macaron custa cerca de £1.50, e uma caixa de 8 macarons ronda as £10.

Já agora, aproveito para dizer que, se quiserem comprar para oferecer em Portugal, o ideal é fazerem-no no dia da viagem, uma vez que devem ser comidos frescos.

Vocês já provaram?

quinta-feira, 3 de março de 2011

Gratinado de massa com carne à bolonhesa

Não sabia que nome dar a este prato, que no fundo é muito parecido com lasanha. Usei massa "normal", cozinhei a carne à bolonhesa e juntei molho béchamel.


- Fiz um refogado com cebola, cenoura aos cubos e azeite

- Juntei a carne picada, envolvi bem e deixei cozinhar ligeiramente

- Adicionei tomate pelado, um pouco de vinho branco, 1 caldo de carne e piri-piri, tapei e esperei cerca de 30 minutos

- Verifiquei o tempero e deixei cozinhar no mínimo

- Entretanto, cozi a massa em água e sal

- Preparei também o molho béchamel:
     . na panela, derreti 1 colher de sopa de manteiga e juntei 1 colher de sopa de farinha e um pouco de Maizena, mexendo bem
     . fui juntando 300 ml de leite morno aos poucos, e mexendo com a vara de arames continuamente até o molho engrossar (demora bastante tempo)
     . no final, juntei um pouco de queijo e mexi até derreter

- Por último, escorri a massa e coloquei metade no fundo de um pyrex, cobri com a carne picada, coloquei uma segunda camada de massa, juntei o béchamel e queijo ralado, e levei ao forno a gratinar

terça-feira, 1 de março de 2011

Bolo de mel e canela feito pela minha mãe


Ingredientes:

1 ovo grande
1 chávena de açúcar
3 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de manteiga
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de canela
2 colheres de chá de fermento em pó
1 chávena de leite


Preparação:

- Bater o ovo com o açúcar e o mel até obter um creme

- Juntar a manteiga amolecida (a minha mãe põe mais quantidade e amolece a manteiga directamente na forma, que fica untada, não sendo preciso sujar outro recipiente)

- Acrescentar o leite e depois a farinha misturada com a canela e o fermento

- Bater tudo muito bem e deitar na forma untada e polvilhada

- Levar ao forno a 180ºC durante 40 minutos


Bom apetite!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Risotto de gambas, cogumelos e curgete

Este é um prato que ficou muito saboroso e bem colorido...
Vou repetir, sem dúvida!


- Refoguei ligeiramente alho picado em azeite


- Juntei gambas sem casca e algumas com casca (para dar mais sabor) e deixei alourar

- Entretanto, juntei os cogumelos às fatias, mexi bem e temperei com alho em pó, piri-piri e sal


- Adicionei as curgetes aos cubos e envolvi tudo muito bem

- Juntei o arroz arbóreo e deixei absorver todo o líquido

- Fui adicionando água e deixando absorver, até o arroz estar cozinhado

- Já quase no final, coloquei um pouco de queijo ralado e envolvi tudo

- Por último, adicionei pimenta preta moída na altura

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Arroz de tomate com carne de porco e legumes

Já devem ter percebido que eu adoro estes pratos bem simples...
Sabem mesmo bem no final de um dia de trabalho!


- Fiz um refogado com cebola às rodelas e azeite, e esperei até a cebola ficar translúcida

- Juntei 1 folha de louro, a carne de porco cortada aos cubinhos, sal, alho picado e alho em pó, e deixei o porco cozinhar ligeiramente de ambos os lados

- Adicionei alho francês e quiabos às rodelas, mexi bem e esperei uns minutos

- Juntei vinho branco, tapei e esperei uns 10 minutos

- Juntei umas 4 medidas de água, um pouco de piri-piri e bastante polpa de tomate, e esperei uns 20 minutos

- Adicionei 1 medida de arroz vaporizado, tapei e deixei cozinhar

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Hambúrgueres de borrego e menta com arroz de tomate e curgete


- Cozinhei os hambúrgueres num fio de azeite e bastante alho picado, deixando alourar de ambos os lados antes de colocar a tampa

- Para o arroz, fiz um refogado com cebola às rodelas, juntei as curgetes em 'cubos' espessos e salteei durante uns minutos

- Adicionei 1 folha de louro, umas 4 medidas de água, 1 caldo de carne, piri-piri e bastante polpa de tomate

- Quando começou a ferver, juntei 1 medida de arroz e deixei cozinhar


Como vêem, é um prato extremamente simples e rápido.
Eu gostei imenso da mistura de sabores, e adoro a combinação de borrego com menta.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Arroz de frango no forno

Eu queria experimentar fazer arroz no forno sem uma pré-cozedura, e fiquei contente porque funcionou muito bem.


- Num pyrex, coloquei um fio de azeite, 2 folhas de louro, bastante cebola às rodelas, bastante cenoura, quiabos e alho picado

- Temperei as coxas de frango com uma mistura de pesto de tomate, alho picado e piri-piri, e coloquei-as no pyrex com a pele voltada para baixo

- Reguei tudo com azeite e bastante vinho branco, e juntei sal

- Levei ao forno a 180ºC durante uns 10 minutos, coloquei as coxas com a pele virada para cima e voltei a levar ao forno, desta vez durante 30 minutos

- Acrescentei o arroz (usei arroz vaporizado) e cobri com água a ferver; verifiquei o tempero

- Levei ao forno até o arroz estar cozinhado e ter o aspecto da foto, o que demorou cerca de 30 minutos

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Almôndegas suecas

Resolvi comprar almôndegas congeladas no IKEA e cozinhá-las à maneira sueca.
Apenas acrescentei brócolos, porque gosto sempre de ter alguns legumes.


- Cozi as batatas em água e sal durante uns 20 minutos

- A meio do tempo, juntei os brócolos congelados

- Num pyrex, coloquei um fio de azeite e as almôndegas congeladas, e levei ao forno a 220ºC durante 15 minutos

- Para o molho de natas, segui as instruções da embalagem (comprada também no IKEA): levei 280ml de água a ferver e depois juntei 80ml de natas e o conteúdo do pacote, mexendo muito bem e deixando cozinhar um pouco

- Depois bastou regar as almôndegas, as batatas e os brócolos com o molho, e acompanhar com compota de mirtilo vermelho (também do IKEA), que combina na perfeição com os restantes ingredientes


Vocês já experimentaram fazer este prato em casa?
Nós adorámos!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Um bolo para o dia de S. Valentim

Resolvi experimentar mais uma receita do site Sabor Intenso, apenas com algumas alterações, e ficou mais do que aprovada!
Aliás, tenho que dizer que até agora as receitas desse site funcionaram sempre e toda a gente adorou :) Recomendo mesmo a visita!


Ingredientes

para o bolo:

4 ovos
250g de açúcar
300g de farinha com fermento
150 ml de óleo
350g de cenoura ralada fininha (eu usei a picadora)
150g de noz ralada
Raspa de uma laranja (opcional - eu prefiro não usar, porque sou hipersensível à raspa de laranja)
Sumo de uma laranja
Meia colher de café de sal
1 colher de chá de canela em pó

para a cobertura (na próxima vez vou duplicar as quantidades, porque adorei o sabor e quero cobrir o bolo todo):

1 embalagem de queijo fresco para barrar (Philadelphia)
2 colheres de sopa bem cheias de mel
1 colher de sopa de sumo de laranja
50g de miolo de noz para decorar
Mel q.b.


Preparação:

- Juntar os ovos e o açúcar, e bater com a batedeira

- Entretanto, adicionar o sal, a canela, (a raspa de laranja), o óleo, a noz-picada, a cenoura ralada, o sumo de laranja e a farinha, sem parar de bater

- Colocar o preparado numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha (eu usei uma forma de cheesecake) e levar ao forno a 180ºC durante 40 minutos

- Entretanto, juntar o queijo fresco, o mel e o sumo de laranja e bater bem com a batedeira. Levar ao frigorífico.

- Depois do bolo estar cozido, deixar arrefecer e decorar com o creme, as nozes e um fio de mel


Experimentem, que é delicioso! ;)