sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Bolo cor-de-rosa
Para fazer este bolo, inspirei-me nesta receita do blog Cinco Quartos de Laranja, mas fiz várias alterações.
Ficou muito bom :)
Ingredientes:
- 2 copos de açúcar
- 3 ovos
- 150g de manteiga
- 1 copo de leite
- 1/3 de curgete
- 3 copos de farinha
- 1 colher de chá de fermento (dissolvido em meio copo de leite)
- 1 colher de café de aroma de baunilha
- corante vermelho a gosto
- 1 colher de café de sal
Preparação:
- colocar no liquidificador o açúcar, a manteiga, os ovos, o leite e a curgete, e triturar muito bem
- verter para uma taça, e juntar a farinha, o fermento dissolvido no leite, o aroma de baunilha, o sal e o corante; mexer bem
- colocar a mistura numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha
- levar ao forno a 180ºC durante cerca de 45 minutos
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Confeitaria Colombo - uma delícia para os olhos e para o paladar
A Confeitaria Colombo, no centro do Rio de Janeiro, é um espaço lindíssimo e cheio de história, e tem doces e sumos absolutamente deliciosos!!
Eu não cheguei a almoçar lá, mas também é possível fazê-lo...
Como os bolos eram relativamente pequenos, nós pedimos vários para provar ;pp
E eram todos de comer e chorar por mais!!
Ah! E também não consegui tomar apenas um sumo, claro ;)
Labels:
Brasil,
confeitarias,
Fora de casa,
restaurantes
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Costelas de porco cozidas com batatas e legumes
Este é um prato que nós cá em casa adoramos.
No entanto, suponho que essa não seja uma opinião generalizada, sobretudo por ser uma comida bastante simples e sem grandes temperos...
- Temperei as costelas com sal na véspera
- Coloquei as costelas numa panela com água a ferver, juntei 1 folha de louro e um pouco de pimenta preta, e acertei o sal
- 20 minutos depois, juntei as batatas e as cenouras
- 10 minutos depois, juntei o feijão verde e deixei cozer durante cerca de 20 minutos
A carne faz com que todos os outros ingredientes fiquem com um sabor muito bom e, dependendo da quantidade de gordura que ela tem, pode evitar o tempero com azeite.
No entanto, suponho que essa não seja uma opinião generalizada, sobretudo por ser uma comida bastante simples e sem grandes temperos...
- Temperei as costelas com sal na véspera
- Coloquei as costelas numa panela com água a ferver, juntei 1 folha de louro e um pouco de pimenta preta, e acertei o sal
- 20 minutos depois, juntei as batatas e as cenouras
- 10 minutos depois, juntei o feijão verde e deixei cozer durante cerca de 20 minutos
A carne faz com que todos os outros ingredientes fiquem com um sabor muito bom e, dependendo da quantidade de gordura que ela tem, pode evitar o tempero com azeite.
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Dourada no forno com batatas gratinadas ao estilo dauphinoise
Estas douradas tinham tão bom aspecto, que decidi trazê-las para o jantar.
Como já andava há algum tempo para cozinhar as batatas desta forma, foi ouro sobre azul :)
Para as batatas:
- Num pyrex, coloquei azeite, cebola às rodelas muito finas, polpa de tomate e algum sal
- Cortei as batatas em rodelas finas e coloquei no pyrex em camadas, juntando entre cada camada queijo ralado, sal, pimenta preta e um pouco de piri-piri
- No final, adicionei natas de soja e bastante leite, de modo a quase tapar as batatas
- Levei ao forno a 200ºC durante cerca de 1 hora, vigiando de 20 em 20 minutos e mexendo ligeiramente
Para o peixe:
- Dei 2 golpes de cada lado das douradas e temperei com sal, pimenta, alho e um pouco de pesto de tomate
- Num pyrex, coloquei azeite, cebola às rodelas, alho francês, tomate cortado em quartos, alho, louro e as douradas
- Levei ao forno a 200ºC durante uns 40 minutos, virando as douradas a meio do tempo
Como já andava há algum tempo para cozinhar as batatas desta forma, foi ouro sobre azul :)
Para as batatas:
- Num pyrex, coloquei azeite, cebola às rodelas muito finas, polpa de tomate e algum sal
- Cortei as batatas em rodelas finas e coloquei no pyrex em camadas, juntando entre cada camada queijo ralado, sal, pimenta preta e um pouco de piri-piri
- No final, adicionei natas de soja e bastante leite, de modo a quase tapar as batatas
- Levei ao forno a 200ºC durante cerca de 1 hora, vigiando de 20 em 20 minutos e mexendo ligeiramente
Para o peixe:
- Dei 2 golpes de cada lado das douradas e temperei com sal, pimenta, alho e um pouco de pesto de tomate
- Num pyrex, coloquei azeite, cebola às rodelas, alho francês, tomate cortado em quartos, alho, louro e as douradas
- Levei ao forno a 200ºC durante uns 40 minutos, virando as douradas a meio do tempo
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Um bolo para acompanhar o chá
Vi este bolo no site Sabor Intenso e, como me pareceu delicioso, decidi experimentar.
Adorei o resultado!
Usei vinho do Porto (e não Brandy, como na receita original) e ficou a saber bastante ao vinho, o que nós achámos excelente ;)
E ainda tem um sabor um bocado parecido com scones...
O nome original é "bolo das 5", e eu cumpri quase à risca ;p
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa (bem cheias) de manteiga ou margarina
- 150g de açúcar (mais algum para forrar a forma)
- 1 colher de café de sal fino
- 3 ovos
- 260g de farinha com fermento (se preferirem o bolo mais compacto) / 260g de farinha com fermento + 1 colher de chá de fermento / 260g de farinha normal + 1 colher de sopa de fermento
- 200ml de leite
- 60ml de brandy ou vinho do Porto
- açúcar para polvilhar
Preparação:
- Juntar o açúcar, a manteiga e o sal, e bater bem com a batedeira
- Juntar os ovos 1 a 1 sem parar de bater
- Parar de bater, juntar a farinha (e o fermento, caso utilizem) e mexer muito bem com uma colher de pau
- Adicionar o brandy/vinho do Porto e misturar
- Adicionar o leite aos poucos, e ir mexendo
- Colocar numa forma (eu sugiro que seja rectangular, mas também é possível usar várias formas de queques) previamente untada com manteiga e polvilhada com açúcar
- Levar ao forno a 160ºC durante 40 - 60 minutos (no meu forno, precisou de 60)
- Desenformar e polvilhar com açúcar, com a ajuda de um coador
Fica muito bom com manteiga ou com compota :)
Adorei o resultado!
Usei vinho do Porto (e não Brandy, como na receita original) e ficou a saber bastante ao vinho, o que nós achámos excelente ;)
E ainda tem um sabor um bocado parecido com scones...
O nome original é "bolo das 5", e eu cumpri quase à risca ;p
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa (bem cheias) de manteiga ou margarina
- 150g de açúcar (mais algum para forrar a forma)
- 1 colher de café de sal fino
- 3 ovos
- 260g de farinha com fermento (se preferirem o bolo mais compacto) / 260g de farinha com fermento + 1 colher de chá de fermento / 260g de farinha normal + 1 colher de sopa de fermento
- 200ml de leite
- 60ml de brandy ou vinho do Porto
- açúcar para polvilhar
Preparação:
- Juntar o açúcar, a manteiga e o sal, e bater bem com a batedeira
- Juntar os ovos 1 a 1 sem parar de bater
- Parar de bater, juntar a farinha (e o fermento, caso utilizem) e mexer muito bem com uma colher de pau
- Adicionar o brandy/vinho do Porto e misturar
- Adicionar o leite aos poucos, e ir mexendo
- Colocar numa forma (eu sugiro que seja rectangular, mas também é possível usar várias formas de queques) previamente untada com manteiga e polvilhada com açúcar
- Levar ao forno a 160ºC durante 40 - 60 minutos (no meu forno, precisou de 60)
- Desenformar e polvilhar com açúcar, com a ajuda de um coador
Fica muito bom com manteiga ou com compota :)
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Peito de pato com curgetes e arroz de cenoura e tomate
- Coloquei o peito de pato (magret) num wok bem quente com a gordura voltada para baixo, temperei com sal e alho em pó e deixei alourar
- Virei do outro lado e, entretanto, juntei a curgete às rodelas
- Uns minutos depois, tapei e deixei cozinhar
- Para o arroz, fiz um refogado com azeite, cebola às rodelas e cenoura aos cubos
- Juntei 1 medida de arroz vaporizado e envolvi bem
- Adicionei 3 medidas de água, sal e bastante polpa de tomate
- Tapei e deixei cozinhar
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Lagosta no forno com massa e legumes gratinados
- Comprei a lagosta já cozida, e depois bastou cortar a meio, temperar com sumo de limão, sal e pimenta, cobrir com manteiga e levar ao forno durante poucos minutos.
- Entretanto, cozi massa e brócolos em água e sal
- Salteei cubinhos de cenoura e rodelas de curgete num fio de azeite
- Escorri a massa e os brócolos e juntei aos restantes ingredientes
- Temperei com pesto, piri-piri, sal e polpa de tomate
- Juntei natas e deixei cozinhar um pouco, e depois levei ao forno a gratinar
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Francesinhas 'aldrabadas'
Eu adoro francesinhas. Não há como escapar: adoro mesmo!
No entanto, tenho a noção que só posso comer de longe a longe, para bem da saúde, da dieta e até do estômago.
Costumo comê-las em restaurantes (um dia não me posso esquecer de recomendar alguns) e, sobretudo no Porto, costumam ser deliciosas.
Desta vez, resolvi experimentar fazer em casa, mas com o molho comprado no supermercado para garantir que saberia mesmo a francesinha.
Coloquei em camadas:
- 1 fatia de pão branco espessa (só o miolo)
- 1 fatia de fiambre
- 1 fatia de queijo
- linguiça cortada ao meio longitudinalmente e frita num fio de azeite
- 1 bife (de vaca) relativamente fino e frito num fio de azeite
- 1 fatia de fiambre
- mozarela de búfala (não faz parte da receita original, mas gostei da combinação)
- mais linguiça
- outra fatia de pão igual à primeira
- 1 ovo estrelado
Cobri com queijo por cima e dos lados.
Levei ao forno só até o queijo derreter.
Entretanto, levei o molho ao lume até ferver (usei molho da marca Dom Duarte).
Coloquei cada francesinha num prato fundo e cobri com o molho.
Acompanhei com batatas fritas aos palitos.
É verdade que é um petisco extremamente calórico, mas sabe mesmo mesmo bem!!!
No entanto, tenho a noção que só posso comer de longe a longe, para bem da saúde, da dieta e até do estômago.
Costumo comê-las em restaurantes (um dia não me posso esquecer de recomendar alguns) e, sobretudo no Porto, costumam ser deliciosas.
Desta vez, resolvi experimentar fazer em casa, mas com o molho comprado no supermercado para garantir que saberia mesmo a francesinha.
Coloquei em camadas:
- 1 fatia de pão branco espessa (só o miolo)
- 1 fatia de fiambre
- 1 fatia de queijo
- linguiça cortada ao meio longitudinalmente e frita num fio de azeite
- 1 bife (de vaca) relativamente fino e frito num fio de azeite
- 1 fatia de fiambre
- mozarela de búfala (não faz parte da receita original, mas gostei da combinação)
- mais linguiça
- outra fatia de pão igual à primeira
- 1 ovo estrelado
Cobri com queijo por cima e dos lados.
Levei ao forno só até o queijo derreter.
Entretanto, levei o molho ao lume até ferver (usei molho da marca Dom Duarte).
Coloquei cada francesinha num prato fundo e cobri com o molho.
Acompanhei com batatas fritas aos palitos.
É verdade que é um petisco extremamente calórico, mas sabe mesmo mesmo bem!!!
Labels:
Pão,
provado e aprovado,
vaca
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Provado e aprovado - batatas enlatadas
Compro-as no Lidl e de vez em quando são excelentes para poupar algum tempo na cozinha.
Tempero-as e coloco-as no forno, e ficam muito saborosas e com a parte de fora ligeiramente estaladiça.
Vocês costumam usar?
Já agora, acompanhei com uma salada de alface, tomate e mozarela de búfala (que, na minha opinião, é muito muito melhor que a mozarela 'normal'):
Labels:
aves,
batatas,
legumes,
provado e aprovado
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Bavaroise de manga
Mais uma vez, utilizei uma receita do site Sabor Intenso e correu bem :)
Não fica excessivamente doce nem com um sabor demasiado forte a manga. Fica bastante suave, como acontece por exemplo com a bebida indiana "lassi de manga".
Ingredientes:
- 300 ml de água (para fazer a gelatina)
- 2 saquetas de gelatina de pêssego/manga
- 400 ml de natas para bater
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata (850g) de polpa de manga
. Ferver a água e dissolver nela os 2 pacotes de gelatina
. Bater bem as natas e, continuando a bater, juntar o leite condensado, a polpa de manga e a gelatina
. Molhar ligeiramente a forma (eu usei formas de silicone, e coloquei o resto em tacinhas, porque a quantidade de doce é grande), colocar o doce e levar ao frigorífico durante 5 horas no mínimo
. Para desenformar, passar uma faca à volta e colocar a forma durante uns minutos em água quente
Não fica excessivamente doce nem com um sabor demasiado forte a manga. Fica bastante suave, como acontece por exemplo com a bebida indiana "lassi de manga".
Ingredientes:
- 300 ml de água (para fazer a gelatina)
- 2 saquetas de gelatina de pêssego/manga
- 400 ml de natas para bater
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata (850g) de polpa de manga
. Ferver a água e dissolver nela os 2 pacotes de gelatina
. Bater bem as natas e, continuando a bater, juntar o leite condensado, a polpa de manga e a gelatina
. Molhar ligeiramente a forma (eu usei formas de silicone, e coloquei o resto em tacinhas, porque a quantidade de doce é grande), colocar o doce e levar ao frigorífico durante 5 horas no mínimo
. Para desenformar, passar uma faca à volta e colocar a forma durante uns minutos em água quente
sábado, 29 de janeiro de 2011
Bacalhau à Zé do Pipo
Fiquei muito contente, porque nunca tinha cozinhado bacalhau desta forma e ficou delicioso :)
- Cozi o bacalhau durante poucos minutos em leite
- Cozi as batatas em água e sal, e em seguida fiz puré, juntando um pouco do leite de cozer o bacalhau, manteiga derretida, 1 gema de ovo batida e 1 clara em castelo
- Fiz um refogado com 3 cebolas às rodelas e bastante azeite, não deixando alourar completamente
- Barrei um pyrex com manteiga, coloquei as postas de bacalhau e, sobre elas, verti a cebola às rodelas com o azeite
- À volta, coloquei o puré com a ajuda de um saco de pasteleiro
- Cobri o bacalhau com maionese, e coloquei também um pouco de maionese sobre o puré
- Levei ao forno a 220ºC até ficar gratinado
- Cozi o bacalhau durante poucos minutos em leite
- Cozi as batatas em água e sal, e em seguida fiz puré, juntando um pouco do leite de cozer o bacalhau, manteiga derretida, 1 gema de ovo batida e 1 clara em castelo
- Fiz um refogado com 3 cebolas às rodelas e bastante azeite, não deixando alourar completamente
- Barrei um pyrex com manteiga, coloquei as postas de bacalhau e, sobre elas, verti a cebola às rodelas com o azeite
- À volta, coloquei o puré com a ajuda de um saco de pasteleiro
- Cobri o bacalhau com maionese, e coloquei também um pouco de maionese sobre o puré
- Levei ao forno a 220ºC até ficar gratinado
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Chipolatas com batatas no forno
Confesso que estava com preguiça e não queria ter muito trabalho com o jantar. Sendo assim, um assado pareceu-me muito bem.
- Num pyrex, coloquei rodelas de cebola, um fio de azeite, as chipolatas e cenoura aos cubos
- Num tupperware, coloquei as batatas em cubinhos, azeite, colorau, ervas de Provença, orégãos, alho picado e caldo de carne esfarelado, e envolvi tudo muito bem
- Coloquei as batatas no pyrex e adicionei um pouco de água
- Levei ao forno a 200ºC durante cerca de 50 minutos, mexendo de vez em quando
Gostámos muito do resultado :)
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Costeletas de borrego com arroz no forno
Tinha em casa costeletas de borrego e apetecia-me cozinhá-las de uma forma diferente.
Gostei muito do resultado final :)
- Temperei as costeletas no dia anterior com 1 cerveja, alho picado e 1 folha de louro
- Levei ao lume um fio de azeite e alho picado, e alourei as costeletas de ambos os lados
- Coloquei as costeletas num pyrex, cobri com a cerveja que tinha usado para temperar e adicionei 2 cebolas às rodelas, alho picado, louro, 1 caldo de carne esfarelado, pesto de tomate e ervas de Provença
- Levei ao forno a 200ºC durante cerca de 20 minutos
- Entretanto, no tacho em que tinha alourado as costeletas, juntei 1 medida de arroz e deixei cozinhar ligeiramente, adicionando depois 1 medida de água e um pouco de sal; deixei cozinhar durante uns minutos
- Juntei o arroz (com a água) à carne e acrescentei um pouco de água de modo a tapar totalmente o arroz
- Acertei o sal e levei novamente ao forno até deixar de ver água e o arroz estar dourado
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Massa de peixe, ervilhas e ovos escalfados
Não é que esta refeição seja 100% saudável, mas também não é muito calórica e sabe mesmo bem :)
- Alourei ligeiramente rodelas de cebola num fio de azeite
- Juntei água em quantidade suficiente para cozer a massa
- Coloquei um caldo de peixe e a massa, e deixei cozinhar ligeiramente
- Temperei com um pouco de pesto de tomate, polpa de tomate e piri-piri
- Juntei as postas de pescada e as ervilhas
- Já quase no final, coloquei os ovos a escalfar
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Mousse de ananás
Foi a primeira vez que fiz esta mousse, e gostei muito tanto do sabor como da consistência.
Ingredientes:
- 1 lata grande de ananás
- 1 lata de leite evaporado
- 1 saqueta de gelatina de ananás
. Bater o leite evaporado com a batedeira (como se faz para bater natas)
. Verter o líquido da lata de ananás para um tacho (a mim deu cerca de 300ml) e levar ao lume até ferver
. Adicionar o pó da gelatina e mexer bem
. Cortar as rodelas de ananás em bocadinhos pequenos
. Misturar o leite evaporado, a gelatina e o ananás, colocar num recipiente e levar ao frigorífico
Ingredientes:
- 1 lata grande de ananás
- 1 lata de leite evaporado
- 1 saqueta de gelatina de ananás
. Bater o leite evaporado com a batedeira (como se faz para bater natas)
. Verter o líquido da lata de ananás para um tacho (a mim deu cerca de 300ml) e levar ao lume até ferver
. Adicionar o pó da gelatina e mexer bem
. Cortar as rodelas de ananás em bocadinhos pequenos
. Misturar o leite evaporado, a gelatina e o ananás, colocar num recipiente e levar ao frigorífico
Subscrever:
Mensagens (Atom)




























