quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Costelas de porco cozidas com batatas e legumes

Este é um prato que nós cá em casa adoramos.
No entanto, suponho que essa não seja uma opinião generalizada, sobretudo por ser uma comida bastante simples e sem grandes temperos...


- Temperei as costelas com sal na véspera

- Coloquei as costelas numa panela com água a ferver, juntei 1 folha de louro e um pouco de pimenta preta, e acertei o sal

- 20 minutos depois, juntei as batatas e as cenouras 

- 10 minutos depois, juntei o feijão verde e deixei cozer durante cerca de 20 minutos


A carne faz com que todos os outros ingredientes fiquem com um sabor muito bom e, dependendo da quantidade de gordura que ela tem, pode evitar o tempero com azeite.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dourada no forno com batatas gratinadas ao estilo dauphinoise

Estas douradas tinham tão bom aspecto, que decidi trazê-las para o jantar.
Como já andava há algum tempo para cozinhar as batatas desta forma, foi ouro sobre azul :)





Para as batatas:

- Num pyrex, coloquei azeite, cebola às rodelas muito finas, polpa de tomate e algum sal
- Cortei as batatas em rodelas finas e coloquei no pyrex em camadas, juntando entre cada camada queijo ralado, sal, pimenta preta e um pouco de piri-piri 
- No final, adicionei natas de soja e bastante leite, de modo a quase tapar as batatas
- Levei ao forno a 200ºC durante cerca de 1 hora, vigiando de 20 em 20 minutos e mexendo ligeiramente



Para o peixe:

- Dei 2 golpes de cada lado das douradas e temperei com sal, pimenta, alho e um pouco de pesto de tomate
- Num pyrex, coloquei azeite, cebola às rodelas, alho francês, tomate cortado em quartos, alho, louro e as douradas
- Levei ao forno a 200ºC durante uns 40 minutos, virando as douradas a meio do tempo

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Um bolo para acompanhar o chá

Vi este bolo no site Sabor Intenso e, como me pareceu delicioso, decidi experimentar.
Adorei o resultado!

Usei vinho do Porto (e não Brandy, como na receita original) e ficou a saber bastante ao vinho, o que nós achámos excelente ;)

E ainda tem um sabor um bocado parecido com scones...


O nome original é "bolo das 5", e eu cumpri quase à risca ;p


Ingredientes:

- 2 colheres de sopa (bem cheias) de manteiga ou margarina
- 150g de açúcar (mais algum para forrar a forma)
- 1 colher de café de sal fino
- 3 ovos
- 260g de farinha com fermento (se preferirem o bolo mais compacto) / 260g de farinha com fermento + 1 colher de chá de fermento / 260g de farinha normal + 1 colher de sopa de fermento
- 200ml de leite
- 60ml de brandy ou vinho do Porto
- açúcar para polvilhar


Preparação:

- Juntar o açúcar, a manteiga e o sal, e bater bem com a batedeira

- Juntar os ovos 1 a 1 sem parar de bater

- Parar de bater, juntar a farinha (e o fermento, caso utilizem) e mexer muito bem com uma colher de pau

- Adicionar o brandy/vinho do Porto e misturar

- Adicionar o leite aos poucos, e ir mexendo

- Colocar numa forma (eu sugiro que seja rectangular, mas também é possível usar várias formas de queques) previamente untada com manteiga e polvilhada com açúcar

- Levar ao forno a 160ºC durante 40 - 60 minutos (no meu forno, precisou de 60)

- Desenformar e polvilhar com açúcar, com a ajuda de um coador


Fica muito bom com manteiga ou com compota :)

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Peito de pato com curgetes e arroz de cenoura e tomate


- Coloquei o peito de pato (magret) num wok bem quente com a gordura voltada para baixo, temperei com sal e alho em pó e deixei alourar
- Virei do outro lado e, entretanto, juntei a curgete às rodelas
- Uns minutos depois, tapei e deixei cozinhar


- Para o arroz, fiz um refogado com azeite, cebola às rodelas e cenoura aos cubos
- Juntei 1 medida de arroz vaporizado e envolvi bem
- Adicionei 3 medidas de água, sal e bastante polpa de tomate
- Tapei e deixei cozinhar

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Lagosta no forno com massa e legumes gratinados


- Comprei a lagosta já cozida, e depois bastou cortar a meio, temperar com sumo de limão, sal e pimenta, cobrir com manteiga e levar ao forno durante poucos minutos.


- Entretanto, cozi massa e brócolos em água e sal
- Salteei cubinhos de cenoura e rodelas de curgete num fio de azeite
- Escorri a massa e os brócolos e juntei aos restantes ingredientes
- Temperei com pesto, piri-piri, sal e polpa de tomate
- Juntei natas e deixei cozinhar um pouco, e depois levei ao forno a gratinar

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Francesinhas 'aldrabadas'

Eu adoro francesinhas. Não há como escapar: adoro mesmo!
No entanto, tenho a noção que só posso comer de longe a longe, para bem da saúde, da dieta e até do estômago.

Costumo comê-las em restaurantes (um dia não me posso esquecer de recomendar alguns) e, sobretudo no Porto, costumam ser deliciosas.

Desta vez, resolvi experimentar fazer em casa, mas com o molho comprado no supermercado para garantir que saberia mesmo a francesinha.


Coloquei em camadas:

- 1 fatia de pão branco espessa (só o miolo)
- 1 fatia de fiambre
- 1 fatia de queijo
- linguiça cortada ao meio longitudinalmente e frita num fio de azeite
- 1 bife (de vaca) relativamente fino e frito num fio de azeite
- 1 fatia de fiambre
- mozarela de búfala (não faz parte da receita original, mas gostei da combinação)
- mais linguiça
- outra fatia de pão igual à primeira
- 1 ovo estrelado

Cobri com queijo por cima e dos lados.


Levei ao forno só até o queijo derreter.

Entretanto, levei o molho ao lume até ferver (usei molho da marca Dom Duarte).

Coloquei cada francesinha num prato fundo e cobri com o molho.

Acompanhei com batatas fritas aos palitos.



É verdade que é um petisco extremamente calórico, mas sabe mesmo mesmo bem!!!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Provado e aprovado - batatas enlatadas


Compro-as no Lidl e de vez em quando são excelentes para poupar algum tempo na cozinha.
Tempero-as e coloco-as no forno, e ficam muito saborosas e com a parte de fora ligeiramente estaladiça.

Vocês costumam usar?

Já agora, acompanhei com uma salada de alface, tomate e mozarela de búfala (que, na minha opinião, é muito muito melhor que a mozarela 'normal'):

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bavaroise de manga

Mais uma vez, utilizei uma receita do site Sabor Intenso e correu bem :)
Não fica excessivamente doce nem com um sabor demasiado forte a manga. Fica bastante suave, como acontece por exemplo com a bebida indiana "lassi de manga".


Ingredientes:

- 300 ml de água (para fazer a gelatina)
- 2 saquetas de gelatina de pêssego/manga
- 400 ml de natas para bater
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata (850g) de polpa de manga


. Ferver a água e dissolver nela os 2 pacotes de gelatina

. Bater bem as natas e, continuando a bater, juntar o leite condensado, a polpa de manga e a gelatina

. Molhar ligeiramente a forma (eu usei formas de silicone, e coloquei o resto em tacinhas, porque a quantidade de doce é grande), colocar o doce e levar ao frigorífico durante 5 horas no mínimo

. Para desenformar, passar uma faca à volta e colocar a forma durante uns minutos em água quente

sábado, 29 de janeiro de 2011

Bacalhau à Zé do Pipo

Fiquei muito contente, porque nunca tinha cozinhado bacalhau desta forma e ficou delicioso :)


- Cozi o bacalhau durante poucos minutos em leite


- Cozi as batatas em água e sal, e em seguida fiz puré, juntando um pouco do leite de cozer o bacalhau, manteiga derretida, 1 gema de ovo batida e 1 clara em castelo

- Fiz um refogado com 3 cebolas às rodelas e bastante azeite, não deixando alourar completamente

- Barrei um pyrex com manteiga, coloquei as postas de bacalhau e, sobre elas, verti a cebola às rodelas com o azeite

- À volta, coloquei o puré com a ajuda de um saco de pasteleiro

- Cobri o bacalhau com maionese, e coloquei também um pouco de maionese sobre o puré

- Levei ao forno a 220ºC até ficar gratinado

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Chipolatas com batatas no forno


Confesso que estava com preguiça e não queria ter muito trabalho com o jantar. Sendo assim, um assado pareceu-me muito bem.

- Num pyrex, coloquei rodelas de cebola, um fio de azeite, as chipolatas e cenoura aos cubos
- Num tupperware, coloquei as batatas em cubinhos, azeite, colorau, ervas de Provença, orégãos, alho picado e caldo de carne esfarelado, e envolvi tudo muito bem
- Coloquei as batatas no pyrex e adicionei um pouco de água
- Levei ao forno a 200ºC durante cerca de 50 minutos, mexendo de vez em quando

Gostámos muito do resultado :)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Costeletas de borrego com arroz no forno


Tinha em casa costeletas de borrego e apetecia-me cozinhá-las de uma forma diferente.
Gostei muito do resultado final :)


- Temperei as costeletas no dia anterior com 1 cerveja, alho picado e 1 folha de louro
- Levei ao lume um fio de azeite e alho picado, e alourei as costeletas de ambos os lados
- Coloquei as costeletas num pyrex, cobri com a cerveja que tinha usado para temperar e adicionei 2 cebolas às rodelas, alho picado, louro, 1 caldo de carne esfarelado, pesto de tomate e ervas de Provença
- Levei ao forno a 200ºC durante cerca de 20 minutos
- Entretanto, no tacho em que tinha alourado as costeletas, juntei 1 medida de arroz e deixei cozinhar ligeiramente, adicionando depois 1 medida de água e um pouco de sal; deixei cozinhar durante uns minutos
- Juntei o arroz (com a água) à carne e acrescentei um pouco de água de modo a tapar totalmente o arroz
- Acertei o sal e levei novamente ao forno até deixar de ver água e o arroz estar dourado

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Massa de peixe, ervilhas e ovos escalfados


Não é que esta refeição seja 100% saudável, mas também não é muito calórica e sabe mesmo bem :)


- Alourei ligeiramente rodelas de cebola num fio de azeite
- Juntei água em quantidade suficiente para cozer a massa
- Coloquei um caldo de peixe e a massa, e deixei cozinhar ligeiramente
- Temperei com um pouco de pesto de tomate, polpa de tomate e piri-piri
- Juntei as postas de pescada e as ervilhas
- Já quase no final, coloquei os ovos a escalfar

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mousse de ananás

Foi a primeira vez que fiz esta mousse, e gostei muito tanto do sabor como da consistência.


Ingredientes:
- 1 lata grande de ananás
- 1 lata de leite evaporado
- 1 saqueta de gelatina de ananás


. Bater o leite evaporado com a batedeira (como se faz para bater natas)
. Verter o líquido da lata de ananás para um tacho (a mim deu cerca de 300ml) e levar ao lume até ferver
. Adicionar o pó da gelatina e mexer bem
. Cortar as rodelas de ananás em bocadinhos pequenos
. Misturar o leite evaporado, a gelatina e o ananás, colocar num recipiente e levar ao frigorífico

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Bolo de curgete

Eu sei que o nome pode soar estranho, mas o bolo é mesmo bom :)
Tenho que agradecer a receita à Dedinho e à Ana do blog Anasbageri, que indicou todos os passos.



Ingredientes:
200 g manteiga (amolecida)
200 g açúcar
300 g farinha (sem fermento)
4 ovos
1 c. chá canela
1 c. chá fermento
150 g nozes moídas
400 g curgetes raspadas com casca


- Bater a manteiga, o açúcar e a canela (usando a batedeira)
- Sem parar de bater, juntar os ovos um a um
- Juntar as curgetes e, sem bater, juntar a farinha misturada com o fermento e as nozes
- Colocar a mistura numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, e levar ao forno a 170ºC durante cerca de 45 minutos


Cobertura - opcional:
- Bater com a batedeira 300g de queijo Philadelphia e 2 colheres de sopa bem cheias de mel
- Levar ao frigorífico durante cerca de 1 hora
- Cobrir o bolo só quando este tiver arrefecido


Espero que gostem!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Massa com brócolos, cogumelos e pancetta


Já estava há muito tempo para experimentar a combinação brócolos+pancetta, já que uma vez provei numa pizza e adorei.

- Cozi os brócolos (usei esta parte da foto) em água e sal


- Cozi a massa (lacinhos) separadamente, em água e 1 caldo de carne

- No wok, coloquei um fio de azeite e alho picado
- Salteei a pancetta em bocadinhos muito pequenos
- Juntei os cogumelos às rodelas finas e deixei cozinhar, acertando o sal
- Escorri os brócolos, cortei aos bocadinhos e juntei à mistura do wok
- Uns 5 minutos depois, escorri a massa e misturei tudo

- Acompanhei com hambúrgueres cozinhados apenas num fio de azeite

sábado, 15 de janeiro de 2011

Uma ideia gira e original da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa

Vi a notícia no jornal Público e fiquei cheia de vontade de experimentar!!
Trata-se de um restaurante em que os cozinheiros são alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e em que o preço pago pelos clientes se reflecte nas notas atribuídas.


"Há quem dê o máximo. Outros, a maioria, optam por pagar um preço intermédio. Na Cantina da Estrela, que abriu há cerca de um mês em Lisboa, são os clientes quem decide o preço a pagar pela refeição, entre um valor máximo e um mínimo sugeridos pela casa. No final, o que o cliente decidir pagar influencia a vida dos cozinheiros, que são todos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Quanto mais o cliente pagar, melhor a nota dada ao cozinheiro. Num mês,dois clientes optaram pelo preço mais baixo.

O restaurante pertence ao Hotel da Estrela, do grupo Lágrimas, e fica num dos edifícios onde funcionou a extinta Escola Secundária Machado de Castro. "Fomos à Parque Escolar [empresa pública para a modernização de escolas secundárias] buscar as mesas, cadeiras e quadros de estabelecimentos que foram encerrados", explica Elisabete Guilherme, responsável de sala do restaurante.

Nesta cantina não há filas desordenadas nem tabuleiros de plástico ou self-service. Há mesas de madeira antiga, ementas inseridas num dossier que parece um livro de sumários, quadros de ardósia pendurados na parede (com letras barrigudas escritas a giz), uma máquina de escrever e uma colecção de livros de viagens de Júlio Verne expostas na mesa do centro. Tal como nas cantinas de escola, o ambiente é informal e a comida é "confortável", diz Elisabete.

O hotel permite aos alunos aplicarem a teoria que aprendem nas aulas. "Temos de avaliar seis alunos por dia, com base no feedback que temos dos clientes", diz Luís Casinhas, o cozinheiro que coordena a equipa. "Já aconteceu alguns clientes virem várias vezes e darem nota máxima e depois, no fim do mês, darem a nota mínima. Mas não é por o prato estar mau. É por ser fim do mês", admite.

As "asneiras" dos formandos, se as há, ficam na cozinha, até porque "nenhum prato sai sem supervisão", explica o chefe. Mais nervosos parecem os alunos que estão na sala a servir, onde uma vez por outra se parte uma garrafa ou se deixa cair um talher. "Explicamos aos clientes que vão ser servidos por alunos e eles compreendem e ajudam com críticas", garante Elisabete.

Na cozinha, Helena Espinha, 50 anos, aluna do primeiro ano do curso de Gestão Hoteleira, já acabou de cortar as batatas-doces que vão acompanhar o polvo. Por ali também se prepara a sopa de castanhas com azeitonas e na arca espreitam fatias do auto-intitulado "melhor bolo de chocolate do mundo", made in Campo de Ourique, o mesmo bairro da cantina.

"Queremos estar integrados na comunidade do bairro", explica Raquel Rodrigues, directora de Relações Públicas do grupo Lágrimas. Como? O pão vem direitinho da padaria do Ti Manel, que fica ao fundo da rua. O gelado para a sobremesa é da loja da Artisani lá do bairro. A integração passa também pela interajuda: "Quando temos a sala cheia ou estamos fechados, encaminhamos os clientes para outros restaurantes da zona."

À vontade do freguês

14 euros
É o máximo que o cliente pode pagar pelo polvo grelhado com batata-doce, um dos pratos mais apreciados. O mínimo é sete euros.
2 a 4 euros
Valor a pagar pelo serviço, por pessoa. Se ficar mesmo satisfeito, pode acrescentar gorjeta.
14,70 euros
Preço a pagar pela garrafa de vinho mais barata. Todas as bebidas têm preço fixo."


Que acham da ideia?

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Empadão de salsichas

Resolvi fazer mais uma experiência, e gostei do resultado :)
Era para ter cozinhado as salsichas em molho de cebolada, mas não tinha cebolas em casa e improvisei.


- Fiz um puré de batata (usando a receita indicada no post anterior)

- No wok alourei alho picado e cenoura aos cubos
- Juntei as salsichas frescas inteiras e deixei cozinhar de ambos os lados, sem tapar
- Retirei as salsichas e juntei 1 lata de tomate pelado ao wok
- Cortei as salsichas às rodelas e voltei a colocá-las no wok, temperando com sal, piri-piri e molho inglês
- Deixei cozinhar em lume brando

- Num pyrex, coloquei 1 camada de puré, as salsichas com o molho e outra camada de puré
- Juntei queijo ralado (mas também poderia ter juntado gema de ovo batida)
- Levei ao forno a gratinar

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Pescada gratinada com puré de batata e cenoura


Apetecia-me cozinhar peixe de uma forma diferente, e então resolvi inventar.

- Coloquei batatas e cenouras a cozer em água e sal
- Cozi a pescada em leite durante poucos minutos
- Cozi os brócolos
- Preparei o molho béchamel (utilizando o leite da cozedura do peixe)
- Fiz um refogado com azeite e bastante cebola às rodelas

- Num pyrex, coloquei um fio de azeite, a pescada, os brócolos, cogumelos inteiros e 1 lata de grão de bico
- Juntei um pouco de caldo de peixe esfarelado
- Cobri com o refogado e, em seguida, com o molho béchamel
- Levei ao forno a gratinar e, já perto do final, polvilhei com queijo ralado

- Para o puré, escorri as batatas e as cenouras e triturei com a batedeira eléctrica
- Juntei manteiga derretida e leite até obter a consistência desejada, mexendo com a colher de pau

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Lasanha de Quorn


Para quem não sabe, Quorn é uma marca de produtos vegetarianos feitos à base de micoproteína.
Em geral, é vista como uma alternativa à carne, e é vendida na forma de "carne picada", salsichas, hambúrgueres, panados, ...
A minha preferida é sem dúvida a "carne picada", porque é muito saborosa e parece mesmo carne (acreditem que engana muita gente!), tendo a vantagem de tornar as refeições mais leves.


A receita da lasanha é a seguinte:

- Fazer um refogado com cebola picada e bastante cenoura aos cubos pequenos, e deixar alourar

- Juntar Quorn (para um pyrex de tamanho médio eu junto 2 embalagens) e mexer bem, deixando cozinhar ligeiramente (se a refeição não precisar de ser vegetariana, podem juntar cubinhos de bacon e/ou um cubo de caldo de carne)

- Adicionar 2 latas de tomate pelado, 1 copo de vinho tinto, um pouco de rosmaninho, colorau, sal e piri-piri ou pimenta de caiena

- Mexer bem, tapar e deixar cozinhar durante uns 20 ou 30 minutos

- Num pyrex, colocar um fundo de molho béchamel e um pouco de 'carne picada', e cobrir com folhas de lasanha previamente cozidas (durante poucos minutos) em água e sal

- Ir colocando camadas alternadas de béchamel+carne picada (+queijo, se assim preferirem) e placas de lasanha

- Terminar com placas de lasanha cobertas totalmente com molho béchamel para não secarem

- Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno a gratinar

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Poupar na cozinha

Esta dica já não é nova... Trocar o café bebido no café por um cafézinho bebido em casa. Eu confesso que por norma nem utilizo a máquina de expresso que temos, prefiro aquele solúvel ou até mesmo cevada (e que ainda fica mais barato).

Mas fazendo as contas ao café de cápsula, por exemplo, que custa cerca de 0,28€/cada, poupa-se pelo menos 0,27€ por café! O que numa pessoa que beba um café por dia, dá mais de oito euros. E se for um casal, a poupança duplica para 16€. O que ao fim do ano dá uns belos 192€, que num porquinho mealheiro são uma grande ajuda para as férias ou uma despesa extra! ;)


Ficamos à espera das vossas dicas!