sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Pescada gratinada com puré de batata e cenoura
Apetecia-me cozinhar peixe de uma forma diferente, e então resolvi inventar.
- Coloquei batatas e cenouras a cozer em água e sal
- Cozi a pescada em leite durante poucos minutos
- Cozi os brócolos
- Preparei o molho béchamel (utilizando o leite da cozedura do peixe)
- Fiz um refogado com azeite e bastante cebola às rodelas
- Num pyrex, coloquei um fio de azeite, a pescada, os brócolos, cogumelos inteiros e 1 lata de grão de bico
- Juntei um pouco de caldo de peixe esfarelado
- Cobri com o refogado e, em seguida, com o molho béchamel
- Levei ao forno a gratinar e, já perto do final, polvilhei com queijo ralado
- Para o puré, escorri as batatas e as cenouras e triturei com a batedeira eléctrica
- Juntei manteiga derretida e leite até obter a consistência desejada, mexendo com a colher de pau
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Lasanha de Quorn
Para quem não sabe, Quorn é uma marca de produtos vegetarianos feitos à base de micoproteína.
Em geral, é vista como uma alternativa à carne, e é vendida na forma de "carne picada", salsichas, hambúrgueres, panados, ...
A minha preferida é sem dúvida a "carne picada", porque é muito saborosa e parece mesmo carne (acreditem que engana muita gente!), tendo a vantagem de tornar as refeições mais leves.
A receita da lasanha é a seguinte:
- Fazer um refogado com cebola picada e bastante cenoura aos cubos pequenos, e deixar alourar
- Juntar Quorn (para um pyrex de tamanho médio eu junto 2 embalagens) e mexer bem, deixando cozinhar ligeiramente (se a refeição não precisar de ser vegetariana, podem juntar cubinhos de bacon e/ou um cubo de caldo de carne)
- Adicionar 2 latas de tomate pelado, 1 copo de vinho tinto, um pouco de rosmaninho, colorau, sal e piri-piri ou pimenta de caiena
- Mexer bem, tapar e deixar cozinhar durante uns 20 ou 30 minutos
- Num pyrex, colocar um fundo de molho béchamel e um pouco de 'carne picada', e cobrir com folhas de lasanha previamente cozidas (durante poucos minutos) em água e sal
- Ir colocando camadas alternadas de béchamel+carne picada (+queijo, se assim preferirem) e placas de lasanha
- Terminar com placas de lasanha cobertas totalmente com molho béchamel para não secarem
- Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno a gratinar
Labels:
lasanha,
massa,
vegetariano
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Poupar na cozinha
Esta dica já não é nova... Trocar o café bebido no café por um cafézinho bebido em casa. Eu confesso que por norma nem utilizo a máquina de expresso que temos, prefiro aquele solúvel ou até mesmo cevada (e que ainda fica mais barato).
Mas fazendo as contas ao café de cápsula, por exemplo, que custa cerca de 0,28€/cada, poupa-se pelo menos 0,27€ por café! O que numa pessoa que beba um café por dia, dá mais de oito euros. E se for um casal, a poupança duplica para 16€. O que ao fim do ano dá uns belos 192€, que num porquinho mealheiro são uma grande ajuda para as férias ou uma despesa extra! ;)
Ficamos à espera das vossas dicas!
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Peito de pato com batatas assadas
Esta carne é mesmo tenrinha e saborosa :)
- Levei um tacho ao lume e deixei aquecer bem
- Coloquei o pato com a pele voltada para baixo e esperei até alourar e libertar bastante gordura
- Temperei com um pouco de sal
- Virei do outro lado e deixei cozinhar em lume relativamente forte
- Uns minutos depois, tapei e coloquei o lume no mínimo
- Entretanto levei batatas a assar com tempero de azeite, sal e bastante rosmaninho
- No final, coloquei o pato sobre as batatas e deixei uns minutos no forno, e juntei molho de soja à gordura que tinha ficado no tacho, fazendo assim um molho para acompanhar o pato e as batatas
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Um brownie divinal
Infelizmente, a foto não permite ver bem como este bolo é.
Mas podem acreditar que é absolutamente delicioso!! ;)
Os ingredientes são:
- 250 g de chocolate preto
- 200 g de manteiga
- 200 g de açúcar
- 6 ovos
[opcional - 80 g de farinha]
E a receita é muito simples:
- Bater as gemas com o açúcar
- Derreter ao lume o chocolate com a manteiga, juntar às gemas e ao açúcar, e bater mais um pouco
[opcional: juntar a farinha e envolver bem - fica um bolo mais fofo]
- Bater as claras em castelo, e misturar bem com os restantes ingredientes
- Colocar numa forma sem buraco, e levar ao forno a 180ºC durante 20 minutos
- Polvilhar com açúcar
Para acompanhar, sugiro 1 bola de gelado de nata e framboesas ou morangos.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Rabo de boi em molho de tomate
Rabo de boi é das minhas carnes preferidas, e felizmente a minha mãe faz (e sempre fez) um prato parecido com este com bastante frequência.
Desta vez tive a sorte de encontrar no talho, e claro que não hesitei em comprar.
- Numa panela de pressão, coloquei cebola (ligeiramente alourada) e pimento vermelho às rodelas, um fio de azeite, um pouco de banha (usei gordura de ganso), a carne, 1 lata de tomate pelado e sal
- Levei a panela ao lume e esperei cerca de 40 minutos
- Entretanto cozi a massa em água com 1 cubo de caldo de carne
É um prato muito fácil de preparar, e fica delicioso :)
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Gratinado de legumes
Chega a uma altura e o dificil é arranjar novas formas de cozinhar os mesmos alimentos.
Para um almoço, queria cozinhar uns legumes que tinha no congelador (feijão verde, ervilhas e cenouras). Optei por um gratinado de legumes, que ficou muuuiittoooo bom!
Refoguei muita cebola e alho em azeite. Juntei umas folhinhas de tomilho. Entretanto, os legumes cortadinhos estavam a dar uma fervura em água com um pouquinho de sal.
Escorri os legumes e deitei para o refogado e mexi. Deixei cozinhar um bocadinho.
Coloquei num pirex e pré-aqueci o forno. Cortei dois tomates aos bocadinhos pequeninos e coloquei por cima dos legumes. Foi ao forno a gratinar e ficou bastante bom!
Serviu de acompanhamento a uns rolinhos de queijo e fiambre (comprados) e feitos também no forno!
Para um almoço, queria cozinhar uns legumes que tinha no congelador (feijão verde, ervilhas e cenouras). Optei por um gratinado de legumes, que ficou muuuiittoooo bom!
Refoguei muita cebola e alho em azeite. Juntei umas folhinhas de tomilho. Entretanto, os legumes cortadinhos estavam a dar uma fervura em água com um pouquinho de sal.
Escorri os legumes e deitei para o refogado e mexi. Deixei cozinhar um bocadinho.
Coloquei num pirex e pré-aqueci o forno. Cortei dois tomates aos bocadinhos pequeninos e coloquei por cima dos legumes. Foi ao forno a gratinar e ficou bastante bom!
Serviu de acompanhamento a uns rolinhos de queijo e fiambre (comprados) e feitos também no forno!
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Alimentação pela saúde - Cálcio

Nós somos o que comemos!
Assim, muitos dos nossos problemas de saúde podem ser controlados ou evitados com recurso a uma alimentação correcta.
Neste momento, preciso e muito de reforçar o cálcio na minha alimentação. Lembrei-me então de começarmos uma nova rúbrica aqui no blog: A alimentação pela saúde.
A primeira é, obviamente, o cálcio!
Sintomas da falta de cálcio:
- Nervosismo;
- Espasmos musculares e nervosos;
- Convulsões;
- Hipertensão;
- Raquitismo;
- Osteoporose em pessoas idosas;
- Distúrbios endócrinos;
- Insónia.
Necessidades diárias de cálcio:
- Para crianças – 350 a 550 mg
- Raparigas adolescentes – 800 mg
- Rapazes adolescentes – 1000 mg
- Mulheres e homens adultos – 700 mg
- Mulheres em amamentação –1250 mg
Maiores responsáveis pela perda de cálcio:
- A proteína animal;
- O sal;
- A cafeína;
- O tabaco;
- As bebidas alcoólicas;
- A ausência de exercício físico.
Alimentos com cálcio:
Cereais e preparados com cereais:
- Arroz integral (1 chávena, cozinhado): 20 mg
- Pão de trigo integral (185 g): 100 mg
- Aveia (192 g): 100 mg
- Farina de soja (44 g): 100 mg
Frutos:
- Amêndoas (40 g): 100 mg
- Pêssego (1 médio): 10 mg
- Banana (1 média): 7 mg
- Figos secos (10 figos - 187g) 269 mg
- Laranja (1 média): 56 mg
- Pêra (1 média): 19 mg
- Passas (2/3 chávena): 53 mg
- Abóbora (1 chávena, cozida): 84 mg
Leguminosas e derivados:
- Feijão preto (1 chávena, cozido): 103 mg
- Feijão branco (1 chávena, cozido): 121 mg
- Feijão verde (1 chávena, cozido): 58 mg
- Ervilhas (1 chávena, cozido): 44 mg
- Feijão encarnado (1 chávena, cozido): 50 mg
- Lentilhas (1 chávena, cozido): 37 mg
- Favas (1 chávena, cozido): 32 mg
- Feijão manteiga (1 chávena, cozido): 82 mg
- Feijão de soja (1 chávena, cozido): 175 mg
- Tofu (1/2 chávena, cru): 258 mg
Vegetais vários:
- Brócolos (1 chávena, cozidos, congelados): 94 mg
- Couves de bruxelas (1 chávena, cozida): 56 mg
- Cenouras (2 médias, cruas): 38 mg
- Couve-flor (1 chávena, cozida): 34 mg
- Aipo (1 chávena, cozido): 64 mg
- Repolhos (1 chávena, cozidos): 348 mg
- Couve-lombarda (1 chávena, cozida): 94 mg
- Cebola (1 chávena, cozida): 46 mg
- Batata (1 média, assada): 20 mg
- Alface romana (1 chávena, crua): 20 mg
- Batata doce (1 chávena, cozida): 70 mg
- Espinafres (1 chávena, cozidos): 244 mg
Fonte: Associação Vegetariana Portuguesa
- Espasmos musculares e nervosos;
- Convulsões;
- Hipertensão;
- Raquitismo;
- Osteoporose em pessoas idosas;
- Distúrbios endócrinos;
- Insónia.
Necessidades diárias de cálcio:
- Para crianças – 350 a 550 mg
- Raparigas adolescentes – 800 mg
- Rapazes adolescentes – 1000 mg
- Mulheres e homens adultos – 700 mg
- Mulheres em amamentação –1250 mg
Maiores responsáveis pela perda de cálcio:
- A proteína animal;
- O sal;
- A cafeína;
- O tabaco;
- As bebidas alcoólicas;
- A ausência de exercício físico.
Alimentos com cálcio:
Cereais e preparados com cereais:
- Arroz integral (1 chávena, cozinhado): 20 mg
- Pão de trigo integral (185 g): 100 mg
- Aveia (192 g): 100 mg
- Farina de soja (44 g): 100 mg
Frutos:
- Amêndoas (40 g): 100 mg
- Pêssego (1 médio): 10 mg
- Banana (1 média): 7 mg
- Figos secos (10 figos - 187g) 269 mg
- Laranja (1 média): 56 mg
- Pêra (1 média): 19 mg
- Passas (2/3 chávena): 53 mg
- Abóbora (1 chávena, cozida): 84 mg
Leguminosas e derivados:
- Feijão preto (1 chávena, cozido): 103 mg
- Feijão branco (1 chávena, cozido): 121 mg
- Feijão verde (1 chávena, cozido): 58 mg
- Ervilhas (1 chávena, cozido): 44 mg
- Feijão encarnado (1 chávena, cozido): 50 mg
- Lentilhas (1 chávena, cozido): 37 mg
- Favas (1 chávena, cozido): 32 mg
- Feijão manteiga (1 chávena, cozido): 82 mg
- Feijão de soja (1 chávena, cozido): 175 mg
- Tofu (1/2 chávena, cru): 258 mg
Vegetais vários:
- Brócolos (1 chávena, cozidos, congelados): 94 mg
- Couves de bruxelas (1 chávena, cozida): 56 mg
- Cenouras (2 médias, cruas): 38 mg
- Couve-flor (1 chávena, cozida): 34 mg
- Aipo (1 chávena, cozido): 64 mg
- Repolhos (1 chávena, cozidos): 348 mg
- Couve-lombarda (1 chávena, cozida): 94 mg
- Cebola (1 chávena, cozida): 46 mg
- Batata (1 média, assada): 20 mg
- Alface romana (1 chávena, crua): 20 mg
- Batata doce (1 chávena, cozida): 70 mg
- Espinafres (1 chávena, cozidos): 244 mg
Fonte: Associação Vegetariana Portuguesa
Labels:
cuidados de saúde,
hábitos alimentares
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Arroz de peixe e marisco
- Fiz um refogado com cebola e alho picados, azeite e uma folha de louro
- Juntei tomate pelado, 1 caldo de peixe, orégãos e colorau, e deixei cozinhar ligeiramente
- Coloquei na panela o peixe e a mistura de marisco, tapei e esperei uns 5 minutos
- Juntei 1 medida de arroz e umas 4 ou 5 medidas de água, mexi bem e deixei cozinhar
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Arroz doce
Na minha família há uma regra implícita. Cada uma tem a sua receita, quase todas herdadas da minha avó. Uma tia é a rainha do molotof, outra é a responsável pelas broas... A tia C. é quem faz sempre o arroz doce, o melhor de todos!
Ingredientes:
0,5l de água
casca de limão
1 pitada de sal
2 ou 3 paus de canela
uma chávena de arroz
1l de leite
2 colheres de sopa de farinha custar
200g açucar
canela em pó
Receita:
Deixar ferver 15min 0,5l de água com 2 ou 3 paus de canela, alguns bocados de casca de limão e uma pitadinha de sal.
Juntar uma chávena de arroz. Deixar ferver bem, mais uns 10 minutos.
Num copo, juntar 250ml de leite frio com duas colheres bem cheias de farinha custard e 200g de açúcar. Mexer bem.
Juntar o restante leite e deixar ferver até o arroz estar bem cozido (cerca de 30minutos). Mexer sempre.
Juntar a mistura do leite com a farinha e açúcar e continuar a mexer. Deixar ferver mais cinco minutos.
Está pronto. É servir e comer quentinho (no meu caso) ou esperar que arrefeça!
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Empadão de bacalhau
Este empadão é à moda da minha mãe. Como todas as receitas dela, são simples, baratas e muito rápidas!
Alourar muita cebola e alho em azeite. Juntar o bacalhau desfiado (e demolhado) e deixar cozinhar. Temperar a gosto.
Preparar puré de batata (instantâneo ou não).
Num pirex, colocar metade do puré. Depois o bacalhau, e depois o resto do puré.
Polvilhar com queijo e levar ao forno a gratinar.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Kitchen gadgets
Qual Bimby qual quê!! Esta é a verdadeira inovação culinária :p
Que tal? Estão tentados a experimentar? ;)
Que tal? Estão tentados a experimentar? ;)
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Poupar na cozinha #1
Em tempos de crise, todos os euros que ficam na carteira são de aproveitar.
Assim, porque não trocarmos algumas ideias e reflexões sobre o que fazemos para poupar?
Escrevam-nos com as vossas sugestões! Toca a participar!!! cozinhapontocome@gmail.com
Assim, porque não trocarmos algumas ideias e reflexões sobre o que fazemos para poupar?
Escrevam-nos com as vossas sugestões! Toca a participar!!! cozinhapontocome@gmail.com
A primeira que vos vou dar foi-me dada por uma amiga médica e é para quem consome cereais de pequeno-almoço. Porque não optar pelas marcas brancas, ou por uma mistura? Uma caixa de cereais de mel de marca e uma caixa de cereais de chocolate de marca de distribuição (que chegam a ser 2€ mais baratas!!). De acordo com ela, as características nutricionais são praticamente iguais!
Que tal? Já fazem isto?
Participem!
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Quiche de palmito e atum
- Forrar uma base de tarte ou um pyrex com massa folhada, e picar com um garfo
- Colocar uma camada de atum esfarelado (2 latas)
- Colocar outra camada de palmito às rodelas (2 latas)
- Temperar com um pouco de sal e vinagre balsâmico, um fio de azeite e orégãos
- Juntar tomate aos cubos
- Bater 3 ovos e juntar a 1 pacote de natas, 1 colher de maionese e 1 colher de ketchup, e misturar com os restantes ingredientes
- Levar ao forno a 180ºC até a massa folhada estar cozinhada, e quase no final juntar um pouco de queijo ralado
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Hoje quem cozinha é... o marido da Kika!
O meu marido sabe que eu gosto muito de comida vegetariana. Um dia destes, provou uma receita de tal forma saborosa que foi pedi-la às cozinheiras. No fim-de-semana, tivéssemos massa gratinada com alho francês para o almoço!
Arranjar um alho francês e cortar às tirinhas fininhas.
Fazer um refogado num tacho com azeite, alho e cebola, e depois de louro juntar as tirinhas de alho até ficarem molinhas.
Juntar água quente e deixar cozer muito bem (cerca de 30 minutos)
Depois de bem cozido, juntar o fusilli tricolor.
Depois de cozido, escorrer a água e juntar um pacote de molho bechamel, mexendo bem e deixando apurar.
Rectificar o sal e a pimenta.
Pré-aquecer o forno a 200º.
Colocar num pirex, com queijo ralado por cima, e levar a gratinar.
Subscrever:
Mensagens (Atom)













