Nunca tinha feito crepes, e esta receita ficou aprovada.
- 110 g de farinha
- 2 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sobremesa de açúcar
- 200 ml de leite + 75 ml de água
- 50 g de manteiga
- compota / Philadelphia / chocolate / ...
. Colocar a farinha num recipiente, fazendo um buraco no centro
. Partir 2 ovos para esse buraco, e bater com um garfo ou uma vara de arames, misturando os ovos com a farinha
. Ir juntando a mistura do leite com a água aos poucos, e continuar a bater
. Adicionar o sal e o açúcar
. Juntar 2 colheres de sopa de manteiga derretida, e mexer
. Aquecer bem uma frigideira ou um wok, e untar com manteiga
. Colocar 1 'concha' da mistura, espalhar e deixar cozinhar de ambos os lados
No final, basta colocar um recheio à escolha.
O meu preferido até agora foi Philadelphia com compota de morango :)
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Um arroz muito simples e muito saboroso
- Fiz um refogado com azeite e bastante alho picado
- Salteei curgete aos cubos
- Juntei 1 medida de arroz vaporizado e mexi bem
- Adicionei um pouco mais de 2 medidas de água, 1 caldo de carne e espinafres congelados
- Deixei cozinhar em lume brando até restar pouca água
- Parti os ovos sobre o arroz, tapei e esperei até estarem cozinhados
Foi muito rápido de fazer, e soube mesmo bem.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Tagliatelle com salmão e cogumelos em molho de natas
Esta é uma variante do típico tagliatelle com salmão, de que eu também gosto muito.
- Salteei quiabos e cogumelos no wok em azeite e alho picado durante uns 5 minutos
- Juntei postas de salmão, temperei com sal e polpa de tomate, envolvi ligeiramente e tapei
- Entretanto cozi o tagliatelle em água e caldo de carne
- Quando o salmão estava cozinhado, mexi bem, o que fez com que ele se desfizesse em lascas
- Juntei natas e deixei cozinhar durante 5 minutos
- Escorri o tagliatelle e juntei aos outros ingredientes, envolvendo bem
- Deixei cozinhar ligeiramente com o lume no mínimo
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Arroz de carne de porco
Este tipo de comida (com arroz ou com massa) é para mim o verdadeiro "comfort food".
Além disso, tem a vantagem de não exigir grande trabalho da nossa parte.
Neste caso em particular, acho muito importante utilizar carne de porco de muito boa qualidade.
- Fiz um refogado com azeite, cebola picada e cenoura aos cubos, e deixei alourar
- Juntei os cubos de porco cobertos com alho em pó e colorau, e deixei cozinhar de ambos os lados
- Adicionei vinho tinto, salsa e sal, tapei e esperei uns 10 minutos
- Acrescentei 2 medidas de água e deixei cozinhar durante uns 30 minutos no mínimo
- Coloquei 1 medida de arroz vaporizado, acertei o sal, mexi bem e tapei, deixando o lume no mínimo
- Quando vi que restava pouco líquido na panela, desliguei o fogão sem levantar a tampa, e deixei acabar de cozinhar
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
eu e as sopas
Infelizmente, não sou grande apreciadora de sopas... mas a verdade é que de vez em quando como uma ou outra sopa que adoro (fora de casa).
Então ando a experimentar diferentes receitas para ver se começo a gostar. E espero que o blog me ajude a ganhar motivação.
Desta vez, fiquei muito contente com o resultado da sopa que fiz :)
Sopa de alho francês e curgete
- 5 batatas pequenas
- 1 curgete
- 3 alhos franceses
- 2 dentes de alho
- 1 cebola
Cortei tudo aos bocadinhos, coloquei numa panela, cobri com água e temperei com sal.
Deixei cozer, e entretanto cozi 1 ovo , que reservei e "piquei".
No final, ralei os legumes com a varinha mágica, juntei um fio de azeite e coentros e levei novamente ao lume até ferver.
Depois foi só servir e juntar bocadinhos de ovo.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Hoje quem cozinha é... a minha mãe
Esta feijoada é deliciosa, e aqui vai a receita:
2kg de feijão vermelho previamente cozido
1 orelheira fumada
1 pernil de porco fumado
500g de carne de vaca do nispo
3 coxas de frango sem pele aos bocados
1kg de dobrada aos quadradinhos
1 mão de vitela
1 chouriça de colorau
1 morcela
1 couve lombarda
3 cenouras
polpa de tomate q.b.
2 cebolas médias
1dl de azeite
piripiri q.b.
sal q.b.
louro
- Coze-se a mão de vitela, o pernil e a orelheira pouco tempo (só para libertar o cheiro do fumo e o excesso de gordura) e corta-se tudo aos bocadinhos.
- Num tacho, coloca-se o azeite e a cebola picada, uma folha de louro e 3 ou 4 dentes de alho bem picados até começar a alourar.
- Coloca-se a dobrada, a carne do nispo, o frango, a polpa de tomate, o sal e deixa-se cozinhar durante meia hora em lume brando.
- Junta-se a cenoura aos cubos, a couve lombarda aos bocados grandinhos, e o resto das carnes para acabar de cozer.
- As chouriças às rodelas só são colocadas junto com o feijão, quando as carnes estiverem quase cozinhadas, juntamente com o piripiri e a rectificação do sal.
- Acompanha com arroz branco.
Segundo a minha mãe, fazer feijoada para duas doses é uma tarefa muito complicada pela variedade de ingredientes que leva.
Ela faz sempre uma feijoada grande e congela porções que dão muito jeito. Depois de descongelarem, ficam tão boas como da primeira vez.
Labels:
arroz,
aves,
Hoje quem cozinha é...,
porco,
vaca
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Ricotta com espinafres
É muito fácil de fazer, saudável, e vai bem com uma tostinha, como recheio de lasanha ou de crepes...

Um molho de espinafres
250g de ricotta
Azeite
Alho
Sal
Pimenta
Noz-Moscada
Lavar os espinafres e cozê-los durante cinco minutos, com pouca água. Escorrê-los bem.
Aquecer um fio de azeite com um alho picado e deixar alourar. Juntar os espinafres e saltear. Juntar a ricotta e envolver, temperar com o sal, a pimenta e a noz moscada.
Aquecer um fio de azeite com um alho picado e deixar alourar. Juntar os espinafres e saltear. Juntar a ricotta e envolver, temperar com o sal, a pimenta e a noz moscada.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Caril de frango com legumes e cuscuz
Apetecia-me cozinhar frango de uma forma diferente, e esta foi uma excelente solução.
- Fiz um refogado com cebola às rodelas e azeite
- Juntei o frango e deixei alourar de ambos os lados, juntando louro, caril, açafrão, colorau, alho em pó e sal
- Juntei cenoura, curgete e quiabos aos pedaços, e deixei fritar um pouco
- Adicionei um pouco de vinho branco, tapei e esperei uns 10 minutos
- Juntei 1 lata de leite de coco e um pouco mais de caril e esperei 15 minutos; adicionei um pouco de açúcar para cortar a acidez
- Coloquei 100 ml de natas de soja, mexi, e deixei cozinhar por mais 10 minutos
Entretanto preparei o cuscuz:
- Coloquei num tacho pequeno 200 ml de água, 1 colher de sopa de manteiga e meio caldo de galinha, e esperei até ferver
- Temperei com um pouco de ervas de Provença, e adicionei cuscuz até ao topo da água, mexendo muito bem até não ver mais água. Nesse momento, desliguei o lume, tapei e esperei 5 minutos.
- Retirei os cuscuz para um recipiente grande, juntei um pouco de azeite e misturei tudo com garfos de modo a separar os grãos
domingo, 17 de outubro de 2010
Provado e aprovado - McFlurry de Magnum

Hoje foi dia de provar o McFlurry de Magnum (Classic, o único que existe em Portugal!).
É muito bom. O creme de chocolate que tem misturado com a baunilha é absolutamente divinal! Vale a pena experimentar, e cuidado que é uma edição limitada e pode vir a acabar :)
Labels:
gelados,
provado e aprovado
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Bolo de Cenoura
Um bolo razoavelmente saudável!

110 g de manteiga
110 g de açúcar mascavado
110 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
2 cenouras raladas
1 ovo
açúcar em pó para decorar
Com uma batedeira misturar a manteiga com o açúcar e juntar o ovo inteiro. Adicionar depois a farinha e o fermento, a cenoura ralada e misturar bem.
Levar ao forno (180ºC), numa forma untada com manteiga, cerca de 25 a 30 minutos. Desenformar e decorar com um pouco de açúcar em pó.
Levar ao forno (180ºC), numa forma untada com manteiga, cerca de 25 a 30 minutos. Desenformar e decorar com um pouco de açúcar em pó.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Arroz de pato
Aqui vai a receita:
- Cozer coxas de pato numa panela de pressão durante uns 30 minutos com linguiça, cebola, alho, pimenta, louro, colorau, sal e 1 cenoura
- Desfazer o pato em lascas
- Fazer um refogado com muita cebola picada e algum alho, e deixar alourar bem
- Juntar bacon aos cubos e deixei apurar
- Colocar o arroz (vaporizado), envolver bem e deixar cozinhar uns minutos, para 'absorver' o preparado
- Adicionar água de cozer o pato na proporção 3:1, mexer e deixar cozinhar
- Num pyrex, colocar 1 camada de arroz, 1 camada de pato, outra de arroz, outra de pato e outra de arroz
- Cobrir com queijo ralado e levar ao forno a gratinar
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Bolonhesa de Soja

Normalmente cozinho a soja granulada como a carne, e portanto dá-me para os mesmos fins: Esparguete à bolonhesa (como na imagem), empadão, lasanha...
Soja granulada (Não sei as medidas)
Azeite
2 tomates
2 dentes de alho
1 cebola
1 colher de sopa de molho de soja
Vinho branco
Sal
Pimenta
Deixar a soja de molho em água até ganhar volume. Aquecer um fio de azeite e alourar a cebola e o alho picado. Juntar o tomate picado e mexer. Juntar a soja granulada e envolver. Juntar o vinho branco, tapar e deixar cozinhar durante 20 minutos. Temperar com o molho de soja, o sal e a pimenta.
Servir com massa, arroz, ou utilizar para empadão.
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Mesa redonda - intransigência culinária?
Conheço pessoas que seguem sempre receitas à risca, e que não põem a hipótese de mudar, retirar ou acrescentar algo.
Por exemplo, tenho uns amigos italianos para quem as receitas são quase sagradas. As massas, então, só podem ser cozinhadas como eles cozinham. Quando eu lhes disse que muitas vezes cozinho a massa juntamente com carne ou legumes, eles ficaram completamente chocados, e disseram praticamente que era um espécie de "insulto".
Eu penso de maneira muito diferente. Gosto imenso de inventar e experimentar formas de cozinhar e combinações diferentes. Desta forma tenho descoberto pratos bem interessantes.
Não me importo de misturar carne com peixe ou com marisco, de colocar legumes em qualquer prato, de cozinhar massa ou arroz de muitas formas diferentes, ...
Acho que isso não significa minimamente que esteja a desrespeitar os pratos tradicionais. Esses, continuo a fazer da mesma forma. Mas o ano tem muitos dias, e em cada dia há 2 refeições ;) Dá para experimentar tudo e mais alguma coisa!
E vocês, como fazem? Que opinião têm acerca deste assunto?
Por exemplo, tenho uns amigos italianos para quem as receitas são quase sagradas. As massas, então, só podem ser cozinhadas como eles cozinham. Quando eu lhes disse que muitas vezes cozinho a massa juntamente com carne ou legumes, eles ficaram completamente chocados, e disseram praticamente que era um espécie de "insulto".
Eu penso de maneira muito diferente. Gosto imenso de inventar e experimentar formas de cozinhar e combinações diferentes. Desta forma tenho descoberto pratos bem interessantes.
Não me importo de misturar carne com peixe ou com marisco, de colocar legumes em qualquer prato, de cozinhar massa ou arroz de muitas formas diferentes, ...
Acho que isso não significa minimamente que esteja a desrespeitar os pratos tradicionais. Esses, continuo a fazer da mesma forma. Mas o ano tem muitos dias, e em cada dia há 2 refeições ;) Dá para experimentar tudo e mais alguma coisa!
E vocês, como fazem? Que opinião têm acerca deste assunto?
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Pad-Thai
Pad-Thai é o prato mais conhecido da cozinha tailandesa.

É muito fácil de fazer.
Esta foto é de um Pad-Thai de camarão que eu comi e vi cozinhar ao vivo, passando-vos agora a receita!
Cozer a massa de arroz e reservar.
Numa frigideira, saltear um fio de óleo/azeite com um alho picado e juntar o miolo de camarão. Adicionar depois rebentos de soja, cebola picada, cebolinho picado. Temperar com sal e pimenta e juntar o molho de tamarindo.
Noutra frigideira partir dois ovos como se fosse para estrelar e mexer apenas a gema. Colocar a mistura por cima e fechar, tipo crepe.
Servir com amendoim picado e um quarto de lima.
sábado, 9 de outubro de 2010
Pá de borrego assada com legumes
- Temperei o borrego na véspera com vinho branco, alho picado, sal, polpa de tomate, massa de pimentão, salsa picada, manjericão e colorau
- Num pyrex, fiz uma cama de cebola às rodelas e azeite, e coloquei o borrego sobre ela, juntando todo o molho do tempero e regando com mais um pouco de azeite
- Levei ao forno a 180ºC durante 1 hora, virando a carne a meio do tempo e regando-a de vez em quando com o molho
- Juntei cenoura às rodelas, quiabos e curgete aos pedaços, e acrescentei mais vinho branco e sal
- Levei ao forno durante mais 1 hora, mexendo e regando com o molho de vez em quando
- Quando faltava meia-hora para terminar o assado, fiz um arroz branco simples, com refogado de azeite e alho picado
- Para acompanhar, fiz uma salada de tomate, palmito e manjericão, temperada com um fio de azeite, vinagre balsâmico e um pouco de sal
Subscrever:
Mensagens (Atom)









