quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mesa redonda - juntar alimentos ricos em hidratos de carbono?


Há imensos pratos em que é "tradição" misturar alimentos como arroz e batatas, e pelo menos nos restaurantes é comum encontrar combinações dessas.

Vocês costumam juntar alimentos como arroz, batatas, massa e pão?

No meu caso, há um prato que tem obrigatoriamente que ter arroz branco e batatas cozidas - o cozido à portuguesa - e outro que tem que ter pão e batatas fritas - a francesinha.
E ainda por cima são comidas que adoro!! Mas, para bem da minha saúde, como apenas esporadicamente ;)

Um strogonoff muito simples


Gosto muito deste prato, sobretudo pela textura dos cogumelos e pela mistura do molho com o arroz simples, mas evito fazer por causa das natas...


Para o strogonoff:
- Faço um refogado com azeite, cebola e alho picados, e espero até alourar
- Coloco bastantes cogumelos cortados às fatias e deixo fritar
- Tempero com sal e colorau, e junto o peito de perú às tiras, mexendo bem e tapando a panela de seguida
- Entretanto misturo 1 pacote de natas (eu uso natas de soja) com um bocadinho de café solúvel, pimenta de caiena, sal e uma colher de sobremesa de mostarda
- Quando vejo que o perú está cozinhado, junto as natas, mexo bem e deixo cozinhar durante uns minutos
(também fica bom com um bocadinho de polpa de tomate)


Para o arroz:
- Faço um refogado com azeite e cebola e/ou alho
- Junto 1 medida de arroz vaporizado, mexo bem e deixo cozinhar uns minutinhos
- Adiciono 2 medidas de água a ferver, mexo, tempero com sal e tapo a panela
- Quando o arroz está quase cozinhado, desligo o fogão sem levantar a tampa, e espero até a água ser totalmente absorvida


Desta vez acompanhei com uma salada de tomate e manjericão.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Hoje a cozinha fica a cargo dos meus tios


A minha tia L. e o meu tio L. fazem um cheesecake divinal e muito suave.
Aqui vai a receita:


- 1 pacote de bolacha digestiva
- manteiga derretida
- uma saqueta de gelatina de um sabor à escolha
- 1 embalagem de queijo mascarpone (ou de Philadelphia, se quiserem que o sabor fique menos forte)
- 2 pacotes de natas


. Ralar a bolacha e misturar com um pouco de manteiga
. Untar uma forma de abrir com um pouquinho de óleo 
. Colocar a forma sem o fundo num prato, verter a bolacha e levar ao frigorífico
. Fazer a gelatina, bater as natas e envolver na gelatina e no queijo e bater mais um pouco
. Levar ao frigorífico
. Na hora de servir, desenformar e cobrir com framboesa, manga, morango, ou outra fruta à escolha


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Peito de pato com arroz de ervilhas


Para cozinhar o peito de pato (que também pode ser chamado de magret):

- Numa frigideira, coloquei o peito com a pele voltada para baixo, em lume brando (não estava previamente aquecida, nem tinha gordura adicional)
- Esperei uns 15 minutos, e fui retirando o excesso de gordura que o pato foi libertando
- Virei do outro lado, e deixei cozinhar durante mais 15 minutos
- Retirei o pato da frigideira e cortei às fatias
- Juntei molho de soja à gordura que ficou na frigideira, deixando cozinhar ligeiramente. Utilizei como molho para o pato


Para o arroz:

- Fiz um refogado com cebola e azeite, deixando alourar
- Juntei 2.5 medidas de água, sal e um pouco da gordura do pato
- Coloquei as ervilhas e esperei até voltar a ferver
- Juntei 1 medida de arroz vaporizado e, sem tapar, esperei até estar cozinhado


É um prato bastante simples, e ficou muito saboroso :)

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Eu sei que muita gente não gosta de lulas, mas...

... a verdade é que este prato pode ser adaptado, por exemplo substituindo as lulas por carne, cogumelos ou legumes.


Massa cotovelos com lulas, espargos e pesto




- Fiz um refogado com cebola picada e azeite

- Juntei as lulas, temperei com sal, colorau e 1 folha de louro, e deixei cozinhar de ambos os lados

- Adicionei os espargos cortados em pedaços pequenos (normalmente congelo os espargos assim que os compro, e depois coloco directamente na panela, sem descongelar - penso que ficam mais tenros desta forma)

- Juntei a massa cotovelos, misturei bem e só depois juntei água suficiente para que ela cozesse

- Esperei até a massa estar cozida e já não haver água na panela, e depois juntei umas colheres de pesto verde, envolvi bem e apaguei o lume


Convém ir provando à medida que se vai juntando o pesto, para garantir que o sabor não fica muito forte.

Nós adorámos este prato e vamos repetir, sem dúvida nenhuma.
Não garanto é que não me ponha a inventar, misturando mais uns quantos ingredientes ;)

sábado, 25 de setembro de 2010

Pimentos de Padrón - uma delícia!


Eu adoro estes pimentos! Claro que é preciso ter cuidado porque lá para o meio há (quase) sempre alguns que são muito picantes, mas em geral têm um sabor fantástico :)

Para cozinhar, basta lavá-los, absorver a água e colocar num tacho com azeite no fundo, de modo a fritarem de ambos os lados e adquirirem mais ou menos esta cor da foto.

No final, escorre-se a gordura e coloca-se bastante sal grosso.

São excelentes como petisco ou como entrada, e acompanham lindamente umas fatias de pão ou umas bolachas de aveia :)

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Risotto vegetariano

Risotto é um prato simples e que me costuma saber mesmo bem.
Desta vez fiz um totalmente vegetariano, e achei que era boa ideia utilizar uns cogumelos com sabor forte para 'compensar' a ausência de carne ou peixe em termos de paladar.



- Levei um tacho ao lume com um fio de azeite, alho picado, cenoura e pimento vermelho aos cubos, e deixei cozinhar um pouco

- Juntei cogumelos orientais e curgete aos cubos, mexi bem e deixei cozinhar sem tampa

- Quando a curgete começou a ficar transparente, juntei o arroz arbóreo, temperei com sal e envolvi tudo muito bem, deixando cozinhar ligeiramente

- Fui juntando água quente aos poucos e esperando até ser absorvida

- Quando o arroz estava quase pronto, juntei queijo ralado, mexi bem, tapei e deixei acabar de cozinhar

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

E quando nos apetece algo bom mas quase instantâneo?

Podemos sempre tirar uma pizza do congelador e levar ao forno, mas podemos também fazer - por exemplo - uma omelete, usando os ingredientes que tivermos em casa.

E, a propósito de um post anterior, este é um bom exemplo de uma situação em que eu uso cogumelos enlatados, caso não tenha frescos.


Fiz esta omelete (para 1 pessoa) da seguinte forma:

- levei uma frigideira ao lume com azeite, alho em pó e colorau
- coloquei 1 lata de cogumelos laminados (bem lavados e escorridos) e deixei fritar
- juntei espargos e quiabos cortados em pedaços pequenos
- temperei com sal, pimenta de caiena, coentros e folhas de manjericão
- juntei 1 ovo batido e espalhei bem, esperando até cozinhar (com o lume no mínimo)
- numa das metades, coloquei queijo, e "cobri" com a outra metade


Adorei o resultado!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Provado e aprovado - Dim Sum

Eu confesso que sou viciada em Dim Sum.
É um tipo de comida chinesa que vem em pequenos pratos (normalmente de cerca de 3 peças do tamanho de rissóis) e que costuma ser servida ao almoço, sobretudo de Domingo.
Pode ser frita ou cozida ao vapor.

Neste vídeo, o chef Gordon Ramsay vai a um restaurante chinês aprender a fazer Dim Sum. E é interessante vê-lo à rasca :p



Vocês já provaram?
Gostam?

Arroz de frango - um prato do dia-a-dia que eu adoro

É estranho ter num blog uma receita de arroz de frango ;)
No entanto, como é algo de que gostamos muito aqui em casa, resolvi partilhar.

Confesso que andei muito tempo a fazer este prato das mais variadas formas, e nunca acertava. Quando 'descobri' esta, nós adorámos. O 'segredo' está em pequenos passos que têm mesmo que ser seguidos. Mas aviso já que é pouco saudável! De qualquer forma, não há problema em comer de vez em quando, claro.


- tempero o frango (só uso coxas, e sem peles) com vinho branco e alho em pó

- faço um refogado com azeite e bastante cebola picada, e deixo alourar (também fica bom com bacon)

- coloco as coxas no wok sem líquido nenhum, junto mais alho em pó e sal, e deixo alourar bem de ambos os lados (sem tampa)

- (às vezes junto também 1 curgete cortada aos cubos, quiabos ou outros legumes)

- junto um pouco de vinho (o do tempero) e 2 medidas de água; acerto o sal

- tapo e deixo cozinhar em lume brando durante algum tempo (talvez meia hora, em média), para que a água adquira o sabor do frango

- junto o arroz - sempre arroz vaporizado, porque acho que faz a diferença

- mexo bem, tapo e deixo cozinhar

- quando vejo que o arroz está quase pronto, e que ainda há um bocado de líquido, desligo sem levantar a tampa, e espero


terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mesa redonda - usar enlatados ou não?

Já tive algumas conversas com amigos acerca do uso de produtos enlatados, e há pessoas que são completamente contra.

A verdade é que é uma forma bastante "natural" de conservar os alimentos, mas claro que o sabor pode ficar bem diferente.

Vocês usam? Que tipo de produtos?

Gratinado de legumes, cogumelos e chouriço

Este gratinado funciona muito bem como prato principal ou como acompanhamento.
E fica mesmo saboroso!


Num pyrex, coloquei por ordem:

- um fio de azeite
- alho em pó e colorau
- curgete às rodelas muito finas
- uma pitada de sal e coentros
- chouriço aos pedaços
- mais curgete às rodelas finas
- manjericão cortado grosseiramente
- cenoura às rodelas
- pimento vermelho aos cubinhos
- mais uma pitada de sal e coentros
- cogumelos cortados em fatias finas
- tomate às rodelas
- cebola às rodelas previamente alourada em azeite (juntando também toda a gordura)

E levei ao forno a 180ºC durante 20 minutos.


Ficou aprovado, sem dúvida :)

Vocês costumam fazer pratos deste tipo?

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Junior Masterchef


Eu estou muito impressionada com este programa!
Os participantes são crianças com cerca de 10 - 12 anos, e cozinham como verdadeiros chefs!!

Eu já tinha visto crianças com os mais diversos talentos, mas confesso que este é novo para mim.

Vale mesmo a pena ver o programa!

E quando convidamos amigos vegetarianos?

Ontem foi isso que me aconteceu. Como - por sorte - eles são vegetarianos mas não são "esquisitos" com a comida, fiquei com mais liberdade para cozinhar :)

E também é uma vantagem nós aqui em casa adorarmos legumes. Assim pude usar imensos, e fazer uma refeição bastante rica.
Vou então indicar o que fiz, mas infelizmente não consegui tirar fotos, a não ser da sobremesa, que já coloquei no post anterior.

Para entrada, fiz uns folhados de queijo de cabra (cortei quadrados de massa folhada de compra e coloquei uma fatia generosa de queijo de cabra, fechei como uma "trouxa", levei ao forno e depois pincelei com manteiga) e uns folhados de cogumelos e queijo (salteei fatias finas de cogumelos em azeite e manjericão, temperando com sal, e coloquei nos quadrados de massa folhada com 1 fatia de queijo, fechei, levei ao forno e pincelei com a gordura de cozinhar os cogumelos).

Para prato principal, fiz massa pevide com cogumelos e legumes, que é semelhante ao que podemos ver numa receita que já tinha colocado, mas sem a carne ;)
- Fiz um refogado com cebola picada, alho, cenoura aos cubos e azeite
- Juntei imensos cogumelos (2 variedades diferentes) e bastante curgete aos cubos
- Temperei com flor de sal, colorau e folhas de manjericão
- Juntei quiabos e tomates aos bocadinhos
- Deixei cozinhar um pouco, e depois adicionei a massa pevide ou "orzo" e cozinhei como risotto:
- Juntei vermute seco, mexi, tapei e deixei cozinhar
- Fui juntando água aos poucos e mexendo, esperando até esta ser absorvida
- No final, quando a massa estava cozinhada e já não havia água na panela, salpiquei com queijo ralado e decorei com umas folhas de manjericão


Acho que eles aprovaram :)

domingo, 19 de setembro de 2010

Mousse de chocolate e rum com framboesas e bolacha

Eu tenho sempre uma enorme dificuldade em escolher uma sobremesa, mas a verdade é que desta vez acertei com a escolha.
Ficou deliciosa e as visitas aprovaram :)


Então os ingredientes (que dão para 8 copos) são:

- 300 g de chocolate preto
- 50 g de manteiga
- 1 café expresso
- 50 ml de rum
- 1 pitada de pimenta de caiena
- 1 pacote de bolachas com pepitas de chocolate
- framboesas q.b. (eu usei uns 300 g)
- 5 ovos
- 60 g + 20 g de açúcar


E fiz da seguinte forma:

- Derreti o chocolate com a manteiga em banho-maria, e juntei o café e o rum
- Separei as gemas das claras
- Bati as gemas com 60 g de açúcar e a pimenta de caiena até obter um creme esbranquiçado
- Juntei esse creme ao chocolate derretido, e misturei bem
- Bati as claras em castelo, juntando 20 g de açúcar a meio do processo
- Envolvi cuidadosamente as claras na restante mistura
- Desfiz as bolachas com as mãos e cortei grande parte das framboesas aos bocadinhos
- Em cada copo, coloquei camadas alternadas de mousse, bolacha e framboesas
- Levei ao frigorífico (é preciso no mínimo umas 3 horas)
- Na hora de servir, decorei com framboesas inteiras


Como vêem, é mesmo muito simples :)
E acreditem que fica delicioso!