Risotto é um prato simples e que me costuma saber mesmo bem.
Desta vez fiz um totalmente vegetariano, e achei que era boa ideia utilizar uns cogumelos com sabor forte para 'compensar' a ausência de carne ou peixe em termos de paladar.
- Levei um tacho ao lume com um fio de azeite, alho picado, cenoura e pimento vermelho aos cubos, e deixei cozinhar um pouco
- Juntei cogumelos orientais e curgete aos cubos, mexi bem e deixei cozinhar sem tampa
- Quando a curgete começou a ficar transparente, juntei o arroz arbóreo, temperei com sal e envolvi tudo muito bem, deixando cozinhar ligeiramente
- Fui juntando água quente aos poucos e esperando até ser absorvida
- Quando o arroz estava quase pronto, juntei queijo ralado, mexi bem, tapei e deixei acabar de cozinhar
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
E quando nos apetece algo bom mas quase instantâneo?
Podemos sempre tirar uma pizza do congelador e levar ao forno, mas podemos também fazer - por exemplo - uma omelete, usando os ingredientes que tivermos em casa.
E, a propósito de um post anterior, este é um bom exemplo de uma situação em que eu uso cogumelos enlatados, caso não tenha frescos.
Fiz esta omelete (para 1 pessoa) da seguinte forma:
- levei uma frigideira ao lume com azeite, alho em pó e colorau
- coloquei 1 lata de cogumelos laminados (bem lavados e escorridos) e deixei fritar
- juntei espargos e quiabos cortados em pedaços pequenos
- temperei com sal, pimenta de caiena, coentros e folhas de manjericão
- juntei 1 ovo batido e espalhei bem, esperando até cozinhar (com o lume no mínimo)
- numa das metades, coloquei queijo, e "cobri" com a outra metade
Adorei o resultado!
E, a propósito de um post anterior, este é um bom exemplo de uma situação em que eu uso cogumelos enlatados, caso não tenha frescos.
Fiz esta omelete (para 1 pessoa) da seguinte forma:
- levei uma frigideira ao lume com azeite, alho em pó e colorau
- coloquei 1 lata de cogumelos laminados (bem lavados e escorridos) e deixei fritar
- juntei espargos e quiabos cortados em pedaços pequenos
- temperei com sal, pimenta de caiena, coentros e folhas de manjericão
- juntei 1 ovo batido e espalhei bem, esperando até cozinhar (com o lume no mínimo)
- numa das metades, coloquei queijo, e "cobri" com a outra metade
Adorei o resultado!
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Provado e aprovado - Dim Sum
Eu confesso que sou viciada em Dim Sum.
É um tipo de comida chinesa que vem em pequenos pratos (normalmente de cerca de 3 peças do tamanho de rissóis) e que costuma ser servida ao almoço, sobretudo de Domingo.
Pode ser frita ou cozida ao vapor.
Neste vídeo, o chef Gordon Ramsay vai a um restaurante chinês aprender a fazer Dim Sum. E é interessante vê-lo à rasca :p
Vocês já provaram?
Gostam?
É um tipo de comida chinesa que vem em pequenos pratos (normalmente de cerca de 3 peças do tamanho de rissóis) e que costuma ser servida ao almoço, sobretudo de Domingo.
Pode ser frita ou cozida ao vapor.
Neste vídeo, o chef Gordon Ramsay vai a um restaurante chinês aprender a fazer Dim Sum. E é interessante vê-lo à rasca :p
Vocês já provaram?
Gostam?
Labels:
Dim Sum,
provado e aprovado
Arroz de frango - um prato do dia-a-dia que eu adoro
É estranho ter num blog uma receita de arroz de frango ;)
No entanto, como é algo de que gostamos muito aqui em casa, resolvi partilhar.
Confesso que andei muito tempo a fazer este prato das mais variadas formas, e nunca acertava. Quando 'descobri' esta, nós adorámos. O 'segredo' está em pequenos passos que têm mesmo que ser seguidos. Mas aviso já que é pouco saudável! De qualquer forma, não há problema em comer de vez em quando, claro.
- tempero o frango (só uso coxas, e sem peles) com vinho branco e alho em pó
- faço um refogado com azeite e bastante cebola picada, e deixo alourar (também fica bom com bacon)
- coloco as coxas no wok sem líquido nenhum, junto mais alho em pó e sal, e deixo alourar bem de ambos os lados (sem tampa)
- (às vezes junto também 1 curgete cortada aos cubos, quiabos ou outros legumes)
- junto um pouco de vinho (o do tempero) e 2 medidas de água; acerto o sal
- tapo e deixo cozinhar em lume brando durante algum tempo (talvez meia hora, em média), para que a água adquira o sabor do frango
- junto o arroz - sempre arroz vaporizado, porque acho que faz a diferença
- mexo bem, tapo e deixo cozinhar
- quando vejo que o arroz está quase pronto, e que ainda há um bocado de líquido, desligo sem levantar a tampa, e espero
No entanto, como é algo de que gostamos muito aqui em casa, resolvi partilhar.
Confesso que andei muito tempo a fazer este prato das mais variadas formas, e nunca acertava. Quando 'descobri' esta, nós adorámos. O 'segredo' está em pequenos passos que têm mesmo que ser seguidos. Mas aviso já que é pouco saudável! De qualquer forma, não há problema em comer de vez em quando, claro.
- tempero o frango (só uso coxas, e sem peles) com vinho branco e alho em pó
- faço um refogado com azeite e bastante cebola picada, e deixo alourar (também fica bom com bacon)
- coloco as coxas no wok sem líquido nenhum, junto mais alho em pó e sal, e deixo alourar bem de ambos os lados (sem tampa)
- (às vezes junto também 1 curgete cortada aos cubos, quiabos ou outros legumes)
- junto um pouco de vinho (o do tempero) e 2 medidas de água; acerto o sal
- tapo e deixo cozinhar em lume brando durante algum tempo (talvez meia hora, em média), para que a água adquira o sabor do frango
- junto o arroz - sempre arroz vaporizado, porque acho que faz a diferença
- mexo bem, tapo e deixo cozinhar
- quando vejo que o arroz está quase pronto, e que ainda há um bocado de líquido, desligo sem levantar a tampa, e espero
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Mesa redonda - usar enlatados ou não?
Já tive algumas conversas com amigos acerca do uso de produtos enlatados, e há pessoas que são completamente contra.
A verdade é que é uma forma bastante "natural" de conservar os alimentos, mas claro que o sabor pode ficar bem diferente.
Vocês usam? Que tipo de produtos?
A verdade é que é uma forma bastante "natural" de conservar os alimentos, mas claro que o sabor pode ficar bem diferente.
Vocês usam? Que tipo de produtos?
Gratinado de legumes, cogumelos e chouriço
Este gratinado funciona muito bem como prato principal ou como acompanhamento.
E fica mesmo saboroso!
Num pyrex, coloquei por ordem:
- um fio de azeite
- alho em pó e colorau
- curgete às rodelas muito finas
- uma pitada de sal e coentros
- chouriço aos pedaços
- mais curgete às rodelas finas
- manjericão cortado grosseiramente
- cenoura às rodelas
- pimento vermelho aos cubinhos
- mais uma pitada de sal e coentros
- cogumelos cortados em fatias finas
- tomate às rodelas
- cebola às rodelas previamente alourada em azeite (juntando também toda a gordura)
E levei ao forno a 180ºC durante 20 minutos.
Ficou aprovado, sem dúvida :)
Vocês costumam fazer pratos deste tipo?
E fica mesmo saboroso!
Num pyrex, coloquei por ordem:
- um fio de azeite
- alho em pó e colorau
- curgete às rodelas muito finas
- uma pitada de sal e coentros
- chouriço aos pedaços
- mais curgete às rodelas finas
- manjericão cortado grosseiramente
- cenoura às rodelas
- pimento vermelho aos cubinhos
- mais uma pitada de sal e coentros
- cogumelos cortados em fatias finas
- tomate às rodelas
- cebola às rodelas previamente alourada em azeite (juntando também toda a gordura)
E levei ao forno a 180ºC durante 20 minutos.
Ficou aprovado, sem dúvida :)
Vocês costumam fazer pratos deste tipo?
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Junior Masterchef
Eu estou muito impressionada com este programa!
Os participantes são crianças com cerca de 10 - 12 anos, e cozinham como verdadeiros chefs!!
Eu já tinha visto crianças com os mais diversos talentos, mas confesso que este é novo para mim.
Vale mesmo a pena ver o programa!
E quando convidamos amigos vegetarianos?
Ontem foi isso que me aconteceu. Como - por sorte - eles são vegetarianos mas não são "esquisitos" com a comida, fiquei com mais liberdade para cozinhar :)
E também é uma vantagem nós aqui em casa adorarmos legumes. Assim pude usar imensos, e fazer uma refeição bastante rica.
Vou então indicar o que fiz, mas infelizmente não consegui tirar fotos, a não ser da sobremesa, que já coloquei no post anterior.
Para entrada, fiz uns folhados de queijo de cabra (cortei quadrados de massa folhada de compra e coloquei uma fatia generosa de queijo de cabra, fechei como uma "trouxa", levei ao forno e depois pincelei com manteiga) e uns folhados de cogumelos e queijo (salteei fatias finas de cogumelos em azeite e manjericão, temperando com sal, e coloquei nos quadrados de massa folhada com 1 fatia de queijo, fechei, levei ao forno e pincelei com a gordura de cozinhar os cogumelos).
Para prato principal, fiz massa pevide com cogumelos e legumes, que é semelhante ao que podemos ver numa receita que já tinha colocado, mas sem a carne ;)
- Fiz um refogado com cebola picada, alho, cenoura aos cubos e azeite
- Juntei imensos cogumelos (2 variedades diferentes) e bastante curgete aos cubos
- Temperei com flor de sal, colorau e folhas de manjericão
- Juntei quiabos e tomates aos bocadinhos
- Deixei cozinhar um pouco, e depois adicionei a massa pevide ou "orzo" e cozinhei como risotto:
- Juntei vermute seco, mexi, tapei e deixei cozinhar
- Fui juntando água aos poucos e mexendo, esperando até esta ser absorvida
- No final, quando a massa estava cozinhada e já não havia água na panela, salpiquei com queijo ralado e decorei com umas folhas de manjericão
Acho que eles aprovaram :)
Labels:
Entradas,
legumes,
massa,
vegetariano
domingo, 19 de setembro de 2010
Mousse de chocolate e rum com framboesas e bolacha
Eu tenho sempre uma enorme dificuldade em escolher uma sobremesa, mas a verdade é que desta vez acertei com a escolha.
Ficou deliciosa e as visitas aprovaram :)
Então os ingredientes (que dão para 8 copos) são:
- 300 g de chocolate preto
- 50 g de manteiga
- framboesas q.b. (eu usei uns 300 g)
- 5 ovos
- 60 g + 20 g de açúcar
E fiz da seguinte forma:
- Derreti o chocolate com a manteiga em banho-maria, e juntei o café e o rum
- Separei as gemas das claras
- Bati as gemas com 60 g de açúcar e a pimenta de caiena até obter um creme esbranquiçado
- Juntei esse creme ao chocolate derretido, e misturei bem
- Bati as claras em castelo, juntando 20 g de açúcar a meio do processo
- Envolvi cuidadosamente as claras na restante mistura
- Desfiz as bolachas com as mãos e cortei grande parte das framboesas aos bocadinhos
- Em cada copo, coloquei camadas alternadas de mousse, bolacha e framboesas
- Levei ao frigorífico (é preciso no mínimo umas 3 horas)
- Na hora de servir, decorei com framboesas inteiras
Como vêem, é mesmo muito simples :)
E acreditem que fica delicioso!
Ficou deliciosa e as visitas aprovaram :)
Então os ingredientes (que dão para 8 copos) são:
- 300 g de chocolate preto
- 50 g de manteiga
- 1 café expresso
- 50 ml de rum
- 1 pitada de pimenta de caiena
- 1 pacote de bolachas com pepitas de chocolate- framboesas q.b. (eu usei uns 300 g)
- 5 ovos
- 60 g + 20 g de açúcar
E fiz da seguinte forma:
- Derreti o chocolate com a manteiga em banho-maria, e juntei o café e o rum
- Separei as gemas das claras
- Bati as gemas com 60 g de açúcar e a pimenta de caiena até obter um creme esbranquiçado
- Juntei esse creme ao chocolate derretido, e misturei bem
- Bati as claras em castelo, juntando 20 g de açúcar a meio do processo
- Envolvi cuidadosamente as claras na restante mistura
- Desfiz as bolachas com as mãos e cortei grande parte das framboesas aos bocadinhos
- Em cada copo, coloquei camadas alternadas de mousse, bolacha e framboesas
- Levei ao frigorífico (é preciso no mínimo umas 3 horas)
- Na hora de servir, decorei com framboesas inteiras
Como vêem, é mesmo muito simples :)
E acreditem que fica delicioso!
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Para a Kika
Não sei se ainda vou conseguir que ela leia isto, mas vou tentar de qualquer forma.
Amanhã vai ser um dos dias mais especiais da vida dela, e eu quero publicamente desejar toda a felicidade do mundo tanto neste como em todos os dias que se vão seguir.
É o começo de uma nova fase, que de certeza vai ser cheia de amor, de partilha e de cumplicidade.
E, conhecendo os dois, sei que vão sempre completar-se e que vão sempre "olhar juntos na mesma direcção". Não tenho mesmo a menor dúvida!
Sorriam muito, aproveitem cada minutinho, divirtam-se e emocionem-se, e não se preocupem com aqueles pequenos detalhes que não passam mesmo de detalhes.
E lembrem-se de quão fantástico é terem a vossa família e os vossos amigos convosco, felizes por verem a vossa união e a vossa felicidade :) É uma sensação única!!
beijinhos meus e, de certeza, de toda a gente que lê o blog
Provado e aprovado - pastéis de feijão brasileiros
Quando me disseram que iríamos comer pastéis de feijão, apenas pensei nos nossos deliciosos pastéis de feijão doces.
No entanto, acabei por me surpreender, e muito, com o que me apareceu à frente:
São absolutamente fantásticos!!
Podem ser comidos como entrada ou simplesmente como petisco, e nós adorámos :)
E são especialidade do Bar do Mineiro, em Santa Teresa (Rio de Janeiro).
Para acompanhar, nada como um "chopp" geladinho ou um "suco" natural ;)
No entanto, acabei por me surpreender, e muito, com o que me apareceu à frente:
São absolutamente fantásticos!!
Podem ser comidos como entrada ou simplesmente como petisco, e nós adorámos :)
E são especialidade do Bar do Mineiro, em Santa Teresa (Rio de Janeiro).
Para acompanhar, nada como um "chopp" geladinho ou um "suco" natural ;)
Labels:
Brasil,
Fora de casa,
provado e aprovado
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Frango assado com batatas e legumes
Assados como este são extremamente fáceis de fazer e não exigem grande participação nossa, o que é uma vantagem.
- Num pyrex, fiz uma cama de cebola e cenoura às rodelas, quiabos, pimento vermelho e um fio de azeite
- Coloquei as pernas de frango e as batatas, e cobri com mais um fio de azeite, vinho branco, colorau e alho em pó q.b., pimenta preta moída, orégãos, 1 caldo de galinha esfarelado e um pouco de sal
- Levei ao forno a cerca de 180ºC até estar tudo bem cozinhado e dourado de ambos os lados (demorou mais de 1 hora)
Ficou muito saboroso, e os legumes ficaram excelentes :)
- Num pyrex, fiz uma cama de cebola e cenoura às rodelas, quiabos, pimento vermelho e um fio de azeite
- Coloquei as pernas de frango e as batatas, e cobri com mais um fio de azeite, vinho branco, colorau e alho em pó q.b., pimenta preta moída, orégãos, 1 caldo de galinha esfarelado e um pouco de sal
- Levei ao forno a cerca de 180ºC até estar tudo bem cozinhado e dourado de ambos os lados (demorou mais de 1 hora)
Ficou muito saboroso, e os legumes ficaram excelentes :)
Tarte de dois chocolates
A receita foi vista aqui e revelou-se, ao contrário do que possam pensar, numa sobremesa deliciosa e fácil de fazer!

300g de bolacha digestiva
90g de manteiga derretida
1 pacote de natas
200g chocolate preto
200g chocolate branco
1. Fazer a base, triturando a bolacha e misturando com a manteiga. Colocar no fundo e lados da forma. Levar ao frigorífico para ficar fresca e sólida.
2. Derreter o chocolate preto, juntar 100ml de natas e mexer bem.
3. Derreter o chocolate branco, juntar 100ml de natas e mexer bem.
4. Deitar colheres de ambos os recheios intercalados e, no final, com um garfo fazer o efeito marmoreado.
5. Levar ao frigorifico.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
No 21 Cathedral Yard - Café/Restaurante em Exeter
Nome: No 21 Cathedral Yard
Localização: Exeter, Inglaterra
Tipo de Cozinha: inglesa e internacional
Preço médio por pessoa: £20
Numa visita a Exeter, no sudoeste de Inglaterra, fiquei agradavelmente surpreendida com este café/restaurante.
É pequenino, mas com um aspecto muito agradável e vistas excelentes sobre a catedral.
Almocei lá, e depois também acabei por experimentar o chá e os scones acabadinhos de fazer :)
E é a prova de que a comida inglesa pode ser absolutamente fantástica!!
Localização: Exeter, Inglaterra
Tipo de Cozinha: inglesa e internacional
Preço médio por pessoa: £20
Numa visita a Exeter, no sudoeste de Inglaterra, fiquei agradavelmente surpreendida com este café/restaurante.
É pequenino, mas com um aspecto muito agradável e vistas excelentes sobre a catedral.
Almocei lá, e depois também acabei por experimentar o chá e os scones acabadinhos de fazer :)
E é a prova de que a comida inglesa pode ser absolutamente fantástica!!
Labels:
Fora de casa,
Inglaterra,
restaurantes
Provado e Aprovado - Chá Verde com Mel
Provei este chá verde com mel já há algum tempo, tanto que me tinha esquecido do sabor! Comprei-o novamente esta semana e realmente é muito bom :)
Subscrever:
Mensagens (Atom)












