sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Risotto vegetariano

Risotto é um prato simples e que me costuma saber mesmo bem.
Desta vez fiz um totalmente vegetariano, e achei que era boa ideia utilizar uns cogumelos com sabor forte para 'compensar' a ausência de carne ou peixe em termos de paladar.



- Levei um tacho ao lume com um fio de azeite, alho picado, cenoura e pimento vermelho aos cubos, e deixei cozinhar um pouco

- Juntei cogumelos orientais e curgete aos cubos, mexi bem e deixei cozinhar sem tampa

- Quando a curgete começou a ficar transparente, juntei o arroz arbóreo, temperei com sal e envolvi tudo muito bem, deixando cozinhar ligeiramente

- Fui juntando água quente aos poucos e esperando até ser absorvida

- Quando o arroz estava quase pronto, juntei queijo ralado, mexi bem, tapei e deixei acabar de cozinhar

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

E quando nos apetece algo bom mas quase instantâneo?

Podemos sempre tirar uma pizza do congelador e levar ao forno, mas podemos também fazer - por exemplo - uma omelete, usando os ingredientes que tivermos em casa.

E, a propósito de um post anterior, este é um bom exemplo de uma situação em que eu uso cogumelos enlatados, caso não tenha frescos.


Fiz esta omelete (para 1 pessoa) da seguinte forma:

- levei uma frigideira ao lume com azeite, alho em pó e colorau
- coloquei 1 lata de cogumelos laminados (bem lavados e escorridos) e deixei fritar
- juntei espargos e quiabos cortados em pedaços pequenos
- temperei com sal, pimenta de caiena, coentros e folhas de manjericão
- juntei 1 ovo batido e espalhei bem, esperando até cozinhar (com o lume no mínimo)
- numa das metades, coloquei queijo, e "cobri" com a outra metade


Adorei o resultado!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Provado e aprovado - Dim Sum

Eu confesso que sou viciada em Dim Sum.
É um tipo de comida chinesa que vem em pequenos pratos (normalmente de cerca de 3 peças do tamanho de rissóis) e que costuma ser servida ao almoço, sobretudo de Domingo.
Pode ser frita ou cozida ao vapor.

Neste vídeo, o chef Gordon Ramsay vai a um restaurante chinês aprender a fazer Dim Sum. E é interessante vê-lo à rasca :p



Vocês já provaram?
Gostam?

Arroz de frango - um prato do dia-a-dia que eu adoro

É estranho ter num blog uma receita de arroz de frango ;)
No entanto, como é algo de que gostamos muito aqui em casa, resolvi partilhar.

Confesso que andei muito tempo a fazer este prato das mais variadas formas, e nunca acertava. Quando 'descobri' esta, nós adorámos. O 'segredo' está em pequenos passos que têm mesmo que ser seguidos. Mas aviso já que é pouco saudável! De qualquer forma, não há problema em comer de vez em quando, claro.


- tempero o frango (só uso coxas, e sem peles) com vinho branco e alho em pó

- faço um refogado com azeite e bastante cebola picada, e deixo alourar (também fica bom com bacon)

- coloco as coxas no wok sem líquido nenhum, junto mais alho em pó e sal, e deixo alourar bem de ambos os lados (sem tampa)

- (às vezes junto também 1 curgete cortada aos cubos, quiabos ou outros legumes)

- junto um pouco de vinho (o do tempero) e 2 medidas de água; acerto o sal

- tapo e deixo cozinhar em lume brando durante algum tempo (talvez meia hora, em média), para que a água adquira o sabor do frango

- junto o arroz - sempre arroz vaporizado, porque acho que faz a diferença

- mexo bem, tapo e deixo cozinhar

- quando vejo que o arroz está quase pronto, e que ainda há um bocado de líquido, desligo sem levantar a tampa, e espero


terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mesa redonda - usar enlatados ou não?

Já tive algumas conversas com amigos acerca do uso de produtos enlatados, e há pessoas que são completamente contra.

A verdade é que é uma forma bastante "natural" de conservar os alimentos, mas claro que o sabor pode ficar bem diferente.

Vocês usam? Que tipo de produtos?

Gratinado de legumes, cogumelos e chouriço

Este gratinado funciona muito bem como prato principal ou como acompanhamento.
E fica mesmo saboroso!


Num pyrex, coloquei por ordem:

- um fio de azeite
- alho em pó e colorau
- curgete às rodelas muito finas
- uma pitada de sal e coentros
- chouriço aos pedaços
- mais curgete às rodelas finas
- manjericão cortado grosseiramente
- cenoura às rodelas
- pimento vermelho aos cubinhos
- mais uma pitada de sal e coentros
- cogumelos cortados em fatias finas
- tomate às rodelas
- cebola às rodelas previamente alourada em azeite (juntando também toda a gordura)

E levei ao forno a 180ºC durante 20 minutos.


Ficou aprovado, sem dúvida :)

Vocês costumam fazer pratos deste tipo?

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Junior Masterchef


Eu estou muito impressionada com este programa!
Os participantes são crianças com cerca de 10 - 12 anos, e cozinham como verdadeiros chefs!!

Eu já tinha visto crianças com os mais diversos talentos, mas confesso que este é novo para mim.

Vale mesmo a pena ver o programa!

E quando convidamos amigos vegetarianos?

Ontem foi isso que me aconteceu. Como - por sorte - eles são vegetarianos mas não são "esquisitos" com a comida, fiquei com mais liberdade para cozinhar :)

E também é uma vantagem nós aqui em casa adorarmos legumes. Assim pude usar imensos, e fazer uma refeição bastante rica.
Vou então indicar o que fiz, mas infelizmente não consegui tirar fotos, a não ser da sobremesa, que já coloquei no post anterior.

Para entrada, fiz uns folhados de queijo de cabra (cortei quadrados de massa folhada de compra e coloquei uma fatia generosa de queijo de cabra, fechei como uma "trouxa", levei ao forno e depois pincelei com manteiga) e uns folhados de cogumelos e queijo (salteei fatias finas de cogumelos em azeite e manjericão, temperando com sal, e coloquei nos quadrados de massa folhada com 1 fatia de queijo, fechei, levei ao forno e pincelei com a gordura de cozinhar os cogumelos).

Para prato principal, fiz massa pevide com cogumelos e legumes, que é semelhante ao que podemos ver numa receita que já tinha colocado, mas sem a carne ;)
- Fiz um refogado com cebola picada, alho, cenoura aos cubos e azeite
- Juntei imensos cogumelos (2 variedades diferentes) e bastante curgete aos cubos
- Temperei com flor de sal, colorau e folhas de manjericão
- Juntei quiabos e tomates aos bocadinhos
- Deixei cozinhar um pouco, e depois adicionei a massa pevide ou "orzo" e cozinhei como risotto:
- Juntei vermute seco, mexi, tapei e deixei cozinhar
- Fui juntando água aos poucos e mexendo, esperando até esta ser absorvida
- No final, quando a massa estava cozinhada e já não havia água na panela, salpiquei com queijo ralado e decorei com umas folhas de manjericão


Acho que eles aprovaram :)

domingo, 19 de setembro de 2010

Mousse de chocolate e rum com framboesas e bolacha

Eu tenho sempre uma enorme dificuldade em escolher uma sobremesa, mas a verdade é que desta vez acertei com a escolha.
Ficou deliciosa e as visitas aprovaram :)


Então os ingredientes (que dão para 8 copos) são:

- 300 g de chocolate preto
- 50 g de manteiga
- 1 café expresso
- 50 ml de rum
- 1 pitada de pimenta de caiena
- 1 pacote de bolachas com pepitas de chocolate
- framboesas q.b. (eu usei uns 300 g)
- 5 ovos
- 60 g + 20 g de açúcar


E fiz da seguinte forma:

- Derreti o chocolate com a manteiga em banho-maria, e juntei o café e o rum
- Separei as gemas das claras
- Bati as gemas com 60 g de açúcar e a pimenta de caiena até obter um creme esbranquiçado
- Juntei esse creme ao chocolate derretido, e misturei bem
- Bati as claras em castelo, juntando 20 g de açúcar a meio do processo
- Envolvi cuidadosamente as claras na restante mistura
- Desfiz as bolachas com as mãos e cortei grande parte das framboesas aos bocadinhos
- Em cada copo, coloquei camadas alternadas de mousse, bolacha e framboesas
- Levei ao frigorífico (é preciso no mínimo umas 3 horas)
- Na hora de servir, decorei com framboesas inteiras


Como vêem, é mesmo muito simples :)
E acreditem que fica delicioso!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Para a Kika


Não sei se ainda vou conseguir que ela leia isto, mas vou tentar de qualquer forma.

Amanhã vai ser um dos dias mais especiais da vida dela, e eu quero publicamente desejar toda a felicidade do mundo tanto neste como em todos os dias que se vão seguir.
É o começo de uma nova fase, que de certeza vai ser cheia de amor, de partilha e de cumplicidade.

E, conhecendo os dois, sei que vão sempre completar-se e que vão sempre "olhar juntos na mesma direcção". Não tenho mesmo a menor dúvida!

Sorriam muito, aproveitem cada minutinho, divirtam-se e emocionem-se, e não se preocupem com aqueles pequenos detalhes que não passam mesmo de detalhes.

E lembrem-se de quão fantástico é terem a vossa família e os vossos amigos convosco, felizes por verem a vossa união e a vossa felicidade :) É uma sensação única!!


beijinhos meus e, de certeza, de toda a gente que lê o blog

Provado e aprovado - pastéis de feijão brasileiros

Quando me disseram que iríamos comer pastéis de feijão, apenas pensei nos nossos deliciosos pastéis de feijão doces.

No entanto, acabei por me surpreender, e muito, com o que me apareceu à frente:


São absolutamente fantásticos!!
Podem ser comidos como entrada ou simplesmente como petisco, e nós adorámos :)

E são especialidade do Bar do Mineiro, em Santa Teresa (Rio de Janeiro).




Para acompanhar, nada como um "chopp" geladinho ou um "suco" natural ;)

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Frango assado com batatas e legumes

Assados como este são extremamente fáceis de fazer e não exigem grande participação nossa, o que é uma vantagem.


- Num pyrex, fiz uma cama de cebola e cenoura às rodelas, quiabos, pimento vermelho e um fio de azeite

- Coloquei as pernas de frango e as batatas, e cobri com mais um fio de azeite, vinho branco, colorau e alho em pó q.b., pimenta preta moída, orégãos, 1 caldo de galinha esfarelado e  um pouco de sal

- Levei ao forno a cerca de 180ºC até estar tudo bem cozinhado e dourado de ambos os lados (demorou mais de 1 hora)


Ficou muito saboroso, e os legumes ficaram excelentes :)

Tarte de dois chocolates

A receita foi vista aqui e revelou-se, ao contrário do que possam pensar, numa sobremesa deliciosa e fácil de fazer!




Tarte de dois chocolates

300g de bolacha digestiva

90g de manteiga derretida

1 pacote de natas

200g chocolate preto

200g chocolate branco


1. Fazer a base, triturando a bolacha e misturando com a manteiga. Colocar no fundo e lados da forma. Levar ao frigorífico para ficar fresca e sólida.

2. Derreter o chocolate preto, juntar 100ml de natas e mexer bem.

3. Derreter o chocolate branco, juntar 100ml de natas e mexer bem.

4. Deitar colheres de ambos os recheios intercalados e, no final, com um garfo fazer o efeito marmoreado.

5. Levar ao frigorifico.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

No 21 Cathedral Yard - Café/Restaurante em Exeter

Nome: No 21 Cathedral Yard
Localização: Exeter, Inglaterra
Tipo de Cozinha: inglesa e internacional
Preço médio por pessoa: £20 



Numa visita a Exeter, no sudoeste de Inglaterra, fiquei agradavelmente surpreendida com este café/restaurante.
É pequenino, mas com um aspecto muito agradável e vistas excelentes sobre a catedral.

Almocei lá, e depois também acabei por experimentar o chá e os scones acabadinhos de fazer :)

E é a prova de que a comida inglesa pode ser absolutamente fantástica!!










Provado e Aprovado - Chá Verde com Mel

Adoro chá!

Provei este chá verde com mel já há algum tempo, tanto que me tinha esquecido do sabor! Comprei-o novamente esta semana e realmente é muito bom :)