sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Para a Kika
Não sei se ainda vou conseguir que ela leia isto, mas vou tentar de qualquer forma.
Amanhã vai ser um dos dias mais especiais da vida dela, e eu quero publicamente desejar toda a felicidade do mundo tanto neste como em todos os dias que se vão seguir.
É o começo de uma nova fase, que de certeza vai ser cheia de amor, de partilha e de cumplicidade.
E, conhecendo os dois, sei que vão sempre completar-se e que vão sempre "olhar juntos na mesma direcção". Não tenho mesmo a menor dúvida!
Sorriam muito, aproveitem cada minutinho, divirtam-se e emocionem-se, e não se preocupem com aqueles pequenos detalhes que não passam mesmo de detalhes.
E lembrem-se de quão fantástico é terem a vossa família e os vossos amigos convosco, felizes por verem a vossa união e a vossa felicidade :) É uma sensação única!!
beijinhos meus e, de certeza, de toda a gente que lê o blog
Provado e aprovado - pastéis de feijão brasileiros
Quando me disseram que iríamos comer pastéis de feijão, apenas pensei nos nossos deliciosos pastéis de feijão doces.
No entanto, acabei por me surpreender, e muito, com o que me apareceu à frente:
São absolutamente fantásticos!!
Podem ser comidos como entrada ou simplesmente como petisco, e nós adorámos :)
E são especialidade do Bar do Mineiro, em Santa Teresa (Rio de Janeiro).
Para acompanhar, nada como um "chopp" geladinho ou um "suco" natural ;)
No entanto, acabei por me surpreender, e muito, com o que me apareceu à frente:
São absolutamente fantásticos!!
Podem ser comidos como entrada ou simplesmente como petisco, e nós adorámos :)
E são especialidade do Bar do Mineiro, em Santa Teresa (Rio de Janeiro).
Para acompanhar, nada como um "chopp" geladinho ou um "suco" natural ;)
Labels:
Brasil,
Fora de casa,
provado e aprovado
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Frango assado com batatas e legumes
Assados como este são extremamente fáceis de fazer e não exigem grande participação nossa, o que é uma vantagem.
- Num pyrex, fiz uma cama de cebola e cenoura às rodelas, quiabos, pimento vermelho e um fio de azeite
- Coloquei as pernas de frango e as batatas, e cobri com mais um fio de azeite, vinho branco, colorau e alho em pó q.b., pimenta preta moída, orégãos, 1 caldo de galinha esfarelado e um pouco de sal
- Levei ao forno a cerca de 180ºC até estar tudo bem cozinhado e dourado de ambos os lados (demorou mais de 1 hora)
Ficou muito saboroso, e os legumes ficaram excelentes :)
- Num pyrex, fiz uma cama de cebola e cenoura às rodelas, quiabos, pimento vermelho e um fio de azeite
- Coloquei as pernas de frango e as batatas, e cobri com mais um fio de azeite, vinho branco, colorau e alho em pó q.b., pimenta preta moída, orégãos, 1 caldo de galinha esfarelado e um pouco de sal
- Levei ao forno a cerca de 180ºC até estar tudo bem cozinhado e dourado de ambos os lados (demorou mais de 1 hora)
Ficou muito saboroso, e os legumes ficaram excelentes :)
Tarte de dois chocolates
A receita foi vista aqui e revelou-se, ao contrário do que possam pensar, numa sobremesa deliciosa e fácil de fazer!

300g de bolacha digestiva
90g de manteiga derretida
1 pacote de natas
200g chocolate preto
200g chocolate branco
1. Fazer a base, triturando a bolacha e misturando com a manteiga. Colocar no fundo e lados da forma. Levar ao frigorífico para ficar fresca e sólida.
2. Derreter o chocolate preto, juntar 100ml de natas e mexer bem.
3. Derreter o chocolate branco, juntar 100ml de natas e mexer bem.
4. Deitar colheres de ambos os recheios intercalados e, no final, com um garfo fazer o efeito marmoreado.
5. Levar ao frigorifico.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
No 21 Cathedral Yard - Café/Restaurante em Exeter
Nome: No 21 Cathedral Yard
Localização: Exeter, Inglaterra
Tipo de Cozinha: inglesa e internacional
Preço médio por pessoa: £20
Numa visita a Exeter, no sudoeste de Inglaterra, fiquei agradavelmente surpreendida com este café/restaurante.
É pequenino, mas com um aspecto muito agradável e vistas excelentes sobre a catedral.
Almocei lá, e depois também acabei por experimentar o chá e os scones acabadinhos de fazer :)
E é a prova de que a comida inglesa pode ser absolutamente fantástica!!
Localização: Exeter, Inglaterra
Tipo de Cozinha: inglesa e internacional
Preço médio por pessoa: £20
Numa visita a Exeter, no sudoeste de Inglaterra, fiquei agradavelmente surpreendida com este café/restaurante.
É pequenino, mas com um aspecto muito agradável e vistas excelentes sobre a catedral.
Almocei lá, e depois também acabei por experimentar o chá e os scones acabadinhos de fazer :)
E é a prova de que a comida inglesa pode ser absolutamente fantástica!!
Labels:
Fora de casa,
Inglaterra,
restaurantes
Provado e Aprovado - Chá Verde com Mel
Provei este chá verde com mel já há algum tempo, tanto que me tinha esquecido do sabor! Comprei-o novamente esta semana e realmente é muito bom :)
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Codorniz com massa pevide
Comprei codornizes e, como não sabia bem como cozinhar e não me apetecia assar, resolvi fazer umas invenções.
- Fiz um refogado com azeite e bastante cebola
- Coloquei as codornizes e esperei até que alourassem de ambos os lados
- Juntei 1 curgete aos cubos, quiabos (que adoro!), cogumelos orientais, chouriça aos bocadinhos e sal, e envolvi bem, deixando cozinhar sem tampa
- Adicionei um pouco de vermute seco, mexi e tapei
- Pouco tempo depois, juntei água de forma a quase cobrir as codornizes, tapei e esperei até que cozessem
- Juntei a massa 'orzo' ou 'pevide' e deixei cozinhar até não ter água (como eu tinha colocado bastante água, retirei a tampa para ajudar a evaporar)
Eu sou suspeita para falar, mas para mim ficou delicioso :)
- Fiz um refogado com azeite e bastante cebola
- Coloquei as codornizes e esperei até que alourassem de ambos os lados
- Juntei 1 curgete aos cubos, quiabos (que adoro!), cogumelos orientais, chouriça aos bocadinhos e sal, e envolvi bem, deixando cozinhar sem tampa
- Adicionei um pouco de vermute seco, mexi e tapei
- Pouco tempo depois, juntei água de forma a quase cobrir as codornizes, tapei e esperei até que cozessem
- Juntei a massa 'orzo' ou 'pevide' e deixei cozinhar até não ter água (como eu tinha colocado bastante água, retirei a tampa para ajudar a evaporar)
Eu sou suspeita para falar, mas para mim ficou delicioso :)
Padaria Martin and Thomas

Além do pão, bolos e refeições ligeiras que servem, tudo com um cariz muito especial, venho falar-vos do brunch aos fins-de-semana!
Entre muitas variadades de pão, croissants, ovos, sumo natural, café, chá, leite, queijo e fiambre, salada, compotas, manteiga, mel e nutella e até uns docinhos, é um pequeno-almoço em que ficamos quase almoçados! A experimentar!
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Bolo de côco "toalha felpuda"
Esta é uma receita brasileira, retirada do blog Delishville.
Eu, que penso sempre 2 vezes antes de fazer um doce, já que não sou muito boa a seguir receitas, quis imediatamente experimentar este!
E a verdade é que as pessoas costumam adorá-lo e pedir a receita :)
Fica bem húmido, não precisa de ser comido no próprio dia, e é também excelente para comer (por exemplo) ao pequeno-almoço. Se preferirem podem não usar o côco ralado, que está apenas presente na cobertura.
6 gemas
4 chávenas de açúcar
250g de manteiga ou margarina (líquida)
200ml de leite de côco
200ml de leite de vaca
4 chávenas de farinha
1 colher de sopa de fermento Royal
6 claras em castelo
- Bater bem na batedeira as gemas, o açúcar e a manteiga.
- Acrescentar o leite de côco, o leite de vaca e a farinha. Bater bem.
- Acrescentar o fermento e delicadamente as claras em castelo.
- Untar uma forma (eu uso um pyrex) com manteiga e polvilhar com farinha.
- Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40-50 minutos. Fazer o teste do palito, porque alguns fornos podem levar um pouco mais de tempo.
- Ainda quente, desenformar ( eu deixo no pyrex) e colocar por cima a seguinte mistura:
2 copos de leite
1 copo de açúcar
100gr de côco ralado
[Levar esta mistura a ferver, e depois despejar ainda quente sobre o bolo]
Convém ter em atenção que a quantidade de bolo é bastante grande.
Espero que gostem! ;)
Eu, que penso sempre 2 vezes antes de fazer um doce, já que não sou muito boa a seguir receitas, quis imediatamente experimentar este!
E a verdade é que as pessoas costumam adorá-lo e pedir a receita :)
Fica bem húmido, não precisa de ser comido no próprio dia, e é também excelente para comer (por exemplo) ao pequeno-almoço. Se preferirem podem não usar o côco ralado, que está apenas presente na cobertura.
6 gemas
4 chávenas de açúcar
250g de manteiga ou margarina (líquida)
200ml de leite de côco
200ml de leite de vaca
4 chávenas de farinha
1 colher de sopa de fermento Royal
6 claras em castelo
- Bater bem na batedeira as gemas, o açúcar e a manteiga.
- Acrescentar o leite de côco, o leite de vaca e a farinha. Bater bem.
- Acrescentar o fermento e delicadamente as claras em castelo.
- Untar uma forma (eu uso um pyrex) com manteiga e polvilhar com farinha.
- Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40-50 minutos. Fazer o teste do palito, porque alguns fornos podem levar um pouco mais de tempo.
- Ainda quente, desenformar ( eu deixo no pyrex) e colocar por cima a seguinte mistura:
2 copos de leite
1 copo de açúcar
100gr de côco ralado
[Levar esta mistura a ferver, e depois despejar ainda quente sobre o bolo]
Convém ter em atenção que a quantidade de bolo é bastante grande.
Espero que gostem! ;)
Labels:
Bolos,
côco,
Pequeno-Almoço
Bolo de chocolate e café
No meu aniversário deste ano, fiz uma receita inspirada nesta.
Ficou maravilhoso e acabou em três tempos!


Ficou maravilhoso e acabou em três tempos!

Bolo de chocolate e café
3 colheres de sopa de manteiga
220g de farinha
200g de açúcar
2 ovos
50g de chocolate em tablete
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de chocolate em pó
150ml de café expresso
100 ml de vinho do porto
1 pitadinha de sal
1 colher de chá de fermento
Cobertura
1dl de natas
20g de chocolate negro para culinária
1/2 colher de chá de café instantâneo em pó
1 colher de sopa de Vinho do Porto
2 colheres de sopa de açúcar
Decoração
Raspas de chocolate branco
Raspas de chocolate negro
Pré-aquecer o forno a 190ºC.
1. Dissolver o chocolate em pó no café e adicionar o vinho do porto e o sal, deixando arrefecer.
2. Partir o chocolate e derretê-lo, deixando também arrefecer.
3. Bater a manteiga com o açúcar, e continuar a bater enquanto se adiciona os ovos um a um. Juntar o chocolate derretido, o açúcar e a mistura do café. Adicionar lentamente a farinha e o fermento, sem parar de bater até a massa ficar homogénea.
4. Levar ao forno pré-aquecido, numa forma própria untada com manteiga e polvilhada com farinha. Depois de cozido, tirar do forno e deixar arrefecer.
5. Para o recheio, derreter o chocolate nas natas mexendo bem, juntar o vinho, o café e o açucar. O recheio deve estar ainda quente quando aplicado no bolo, porque solidifica muito rapidamente.
6. Decorar com raspas de chocolate (Neste caso, chocolate negro e branco)
domingo, 12 de setembro de 2010
Salmão com arroz de brócolos
Adoro arroz de brócolos, e acho-o um acompanhamento excelente para peixe ou carne.
E, como tenho sempre brócolos no congelador, dá para fazer mesmo quando não há tempo para comprar legumes frescos.
- Fiz um refogado com azeite e cebola e alho picados, e deixei alourar
- Adicionei 1 linguiça cortada às rodelas pequeninas e mexi bem
- Juntei 2 medidas de água a ferver e sal, tapei e esperei uns minutos
- Juntei os brócolos (q.b.), tapei e deixei cozinhar ligeiramente (se preferirem que os brócolos fiquem desfeitos, deixando o arroz cheio de pintinhas verdes, podem deixar cozinhar durante mais tempo)
- Coloquei 1 medida de arroz vaporizado, mexi e deixei cozinhar
- Entretanto, num outro tacho coloquei as postas de salmão sobre um fio de azeite, temperei com sal, paprica, ervas de Provença (também fica bom com orégãos) e bastante alho em pó, e deixei alourar ligeiramente
- Tapei o tacho do salmão e coloquei no mínimo até o salmão estar cozido
sábado, 11 de setembro de 2010
Pão de Canela
Mais um pão, desta feita docinho e fofinho, que cresce muito!
É fácil fazer: Juntar os ingredientes líquidos, depois os secos! Perfeito para um pequeno-almoço ou lanche!
Pão de canela
490g de farinha de trigo
1 pacotinho de fermento biológico seco
240ml de leite
50g de açúcar
50g de manteiga
1 ovo
1 colher de chá rasa de sal
1 colher de sopa bem cheia de canela
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Restaurante Kaffistova em Oslo
Nome: Kaffistova
Localização: Rosenkrantz gate 8, 0159 Oslo, Noruega
Site: http://www.visitoslo.com/en/kaffistova.49109.181184rddf.tlp.html
Tipo de Cozinha: norueguesa e internacional
Na Noruega, fiquei deliciada com os pequenos-almoços. Independentemente do hotel, eram sempre muito variados e absolutamente deliciosos, com o famoso queijo Brunost (que é produzido com soro de leite e tem um ligeiro sabor a caramelo), os crepes feitos na hora e os ovos cozidos com uma cor irresistível.
No entanto, para as refeições 'principais' tive uma certa dificuldade em encontrar bons restaurantes.
A verdade é que o livro "A Rough Guide to Europe" acabou por ajudar imenso. A partir dele, encontrámos o restaurante Kaffistova que, para além de servir um buffet de pequeno-almoço e de ter doces com muito bom aspecto, tem pratos deliciosos, bem servidos e não muito caros.
É self-service, e normalmente tem vários pratos à escolha.
Eu provei almôndegas com batata cozida e alguns pratos de peixe. E achei muito interessante ver que tinham aquilo a que chamamos "bacalhau à espanhola", cozinhado com o bacalhau seco e demolhado, tal como fazemos em Portugal.
E claro que tinha que comer bacalhau na Noruega, não é?!
Por mim, o restaurante ficou mais do que aprovado!
Localização: Rosenkrantz gate 8, 0159 Oslo, Noruega
Site: http://www.visitoslo.com/en/kaffistova.49109.181184rddf.tlp.html
Tipo de Cozinha: norueguesa e internacional
Na Noruega, fiquei deliciada com os pequenos-almoços. Independentemente do hotel, eram sempre muito variados e absolutamente deliciosos, com o famoso queijo Brunost (que é produzido com soro de leite e tem um ligeiro sabor a caramelo), os crepes feitos na hora e os ovos cozidos com uma cor irresistível.
No entanto, para as refeições 'principais' tive uma certa dificuldade em encontrar bons restaurantes.
A verdade é que o livro "A Rough Guide to Europe" acabou por ajudar imenso. A partir dele, encontrámos o restaurante Kaffistova que, para além de servir um buffet de pequeno-almoço e de ter doces com muito bom aspecto, tem pratos deliciosos, bem servidos e não muito caros.
É self-service, e normalmente tem vários pratos à escolha.
Eu provei almôndegas com batata cozida e alguns pratos de peixe. E achei muito interessante ver que tinham aquilo a que chamamos "bacalhau à espanhola", cozinhado com o bacalhau seco e demolhado, tal como fazemos em Portugal.
E claro que tinha que comer bacalhau na Noruega, não é?!
Por mim, o restaurante ficou mais do que aprovado!
Labels:
Fora de casa,
Noruega,
restaurantes
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Provado e Aprovado - Stroopwafel

Estas bolachas holandesas são simplesmente divinais. Chamam-se stropwaffles e são feitas com uma bolacha waffle dividida ao meio e recheada com caramelo.
Acompanham maravilhosamente um chá ou café.
Labels:
Bolachas,
provado e aprovado
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Quiche de cogumelos, curgetes e atum
As quiches são muito fáceis e rápidas de fazer, e costumam ficar muito boas.
Claro que é possível fazer a massa em casa, mas eu normalmente tenho massa folhada ou massa quebrada de compra, o que encurta o tempo de confecção.
Esta de hoje exige que se utilize uma panela, mas é também possível utilizar ingredientes que não precisem de ser cozinhados, como por exemplo delícias do mar ou palmito.
De qualquer forma, há também quem não cozinhe os cogumelos, por isso é uma questão de opção.
- aquecer azeite e depois colocar alho em pó
- alourar os cogumelos (bastantes)
- cortar 2 curgetes aos cubos pequenos e juntar aos cogumelos
- (eu juntei 1 caldo de carne esfarelado, mas não deveria)
- temperar com sal, pimenta de caiena, colorau, ...
- mexer, tapar e deixar cozinhar
- cobrir o tabuleiro com massa folhada
- colocar 2 latas de atum desfeito
- cobrir com a mistura de cogumelos e curgetes
- bater 6 ovos, juntar 1 pacote de natas e verter sobre os outros ingredientes
- fazer efeitos com a massa folhada que sobrar ;p
Claro que é possível fazer a massa em casa, mas eu normalmente tenho massa folhada ou massa quebrada de compra, o que encurta o tempo de confecção.
Esta de hoje exige que se utilize uma panela, mas é também possível utilizar ingredientes que não precisem de ser cozinhados, como por exemplo delícias do mar ou palmito.
De qualquer forma, há também quem não cozinhe os cogumelos, por isso é uma questão de opção.
- aquecer azeite e depois colocar alho em pó
- alourar os cogumelos (bastantes)
- cortar 2 curgetes aos cubos pequenos e juntar aos cogumelos
- (eu juntei 1 caldo de carne esfarelado, mas não deveria)
- temperar com sal, pimenta de caiena, colorau, ...
- mexer, tapar e deixar cozinhar
- cobrir o tabuleiro com massa folhada
- colocar 2 latas de atum desfeito
- cobrir com a mistura de cogumelos e curgetes
- bater 6 ovos, juntar 1 pacote de natas e verter sobre os outros ingredientes
- fazer efeitos com a massa folhada que sobrar ;p
Subscrever:
Mensagens (Atom)









