Mostrar mensagens com a etiqueta legumes. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta legumes. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

E quando convidamos amigos vegetarianos?

Ontem foi isso que me aconteceu. Como - por sorte - eles são vegetarianos mas não são "esquisitos" com a comida, fiquei com mais liberdade para cozinhar :)

E também é uma vantagem nós aqui em casa adorarmos legumes. Assim pude usar imensos, e fazer uma refeição bastante rica.
Vou então indicar o que fiz, mas infelizmente não consegui tirar fotos, a não ser da sobremesa, que já coloquei no post anterior.

Para entrada, fiz uns folhados de queijo de cabra (cortei quadrados de massa folhada de compra e coloquei uma fatia generosa de queijo de cabra, fechei como uma "trouxa", levei ao forno e depois pincelei com manteiga) e uns folhados de cogumelos e queijo (salteei fatias finas de cogumelos em azeite e manjericão, temperando com sal, e coloquei nos quadrados de massa folhada com 1 fatia de queijo, fechei, levei ao forno e pincelei com a gordura de cozinhar os cogumelos).

Para prato principal, fiz massa pevide com cogumelos e legumes, que é semelhante ao que podemos ver numa receita que já tinha colocado, mas sem a carne ;)
- Fiz um refogado com cebola picada, alho, cenoura aos cubos e azeite
- Juntei imensos cogumelos (2 variedades diferentes) e bastante curgete aos cubos
- Temperei com flor de sal, colorau e folhas de manjericão
- Juntei quiabos e tomates aos bocadinhos
- Deixei cozinhar um pouco, e depois adicionei a massa pevide ou "orzo" e cozinhei como risotto:
- Juntei vermute seco, mexi, tapei e deixei cozinhar
- Fui juntando água aos poucos e mexendo, esperando até esta ser absorvida
- No final, quando a massa estava cozinhada e já não havia água na panela, salpiquei com queijo ralado e decorei com umas folhas de manjericão


Acho que eles aprovaram :)

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Frango assado com batatas e legumes

Assados como este são extremamente fáceis de fazer e não exigem grande participação nossa, o que é uma vantagem.


- Num pyrex, fiz uma cama de cebola e cenoura às rodelas, quiabos, pimento vermelho e um fio de azeite

- Coloquei as pernas de frango e as batatas, e cobri com mais um fio de azeite, vinho branco, colorau e alho em pó q.b., pimenta preta moída, orégãos, 1 caldo de galinha esfarelado e  um pouco de sal

- Levei ao forno a cerca de 180ºC até estar tudo bem cozinhado e dourado de ambos os lados (demorou mais de 1 hora)


Ficou muito saboroso, e os legumes ficaram excelentes :)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Codorniz com massa pevide

Comprei codornizes e, como não sabia bem como cozinhar e não me apetecia assar, resolvi fazer umas invenções.


- Fiz um refogado com azeite e bastante cebola

- Coloquei as codornizes e esperei até que alourassem de ambos os lados

- Juntei 1 curgete aos cubos, quiabos (que adoro!), cogumelos orientais, chouriça aos bocadinhos e sal, e envolvi bem, deixando cozinhar sem tampa

- Adicionei um pouco de vermute seco, mexi e tapei

- Pouco tempo depois, juntei água de forma a quase cobrir as codornizes, tapei e esperei até que cozessem

- Juntei a massa 'orzo' ou 'pevide' e deixei cozinhar até não ter água (como eu tinha colocado bastante água, retirei a tampa para ajudar a evaporar)


Eu sou suspeita para falar, mas para mim ficou delicioso :)

domingo, 12 de setembro de 2010

Salmão com arroz de brócolos



Adoro arroz de brócolos, e acho-o um acompanhamento excelente para peixe ou carne.
E, como tenho sempre brócolos no congelador, dá para fazer mesmo quando não há tempo para comprar legumes frescos.


- Fiz um refogado com azeite e cebola e alho picados, e deixei alourar

- Adicionei 1 linguiça cortada às rodelas pequeninas e mexi bem

- Juntei 2 medidas de água a ferver e sal, tapei e esperei uns minutos

- Juntei os brócolos (q.b.), tapei e deixei cozinhar ligeiramente (se preferirem que os brócolos fiquem desfeitos, deixando o arroz cheio de pintinhas verdes, podem deixar cozinhar durante mais tempo)

- Coloquei 1 medida de arroz vaporizado, mexi e deixei cozinhar

- Entretanto, num outro tacho coloquei as postas de salmão sobre um fio de azeite, temperei com sal, papricaervas de Provença (também fica bom com orégãos) e bastante alho em pó, e deixei alourar ligeiramente

- Tapei o tacho do salmão e coloquei no mínimo até o salmão estar cozido

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Quiche de cogumelos, curgetes e atum

As quiches são muito fáceis e rápidas de fazer, e costumam ficar muito boas.
Claro que é possível fazer a massa em casa, mas eu normalmente tenho massa folhada ou massa quebrada de compra, o que encurta o tempo de confecção.

Esta de hoje exige que se utilize uma panela, mas é também possível utilizar ingredientes que não precisem de ser cozinhados, como por exemplo delícias do mar ou palmito.
De qualquer forma, há também quem não cozinhe os cogumelos, por isso é uma questão de opção.



- aquecer azeite e depois colocar alho em pó
- alourar os cogumelos (bastantes)
- cortar 2 curgetes aos cubos pequenos e juntar aos cogumelos
- (eu juntei 1 caldo de carne esfarelado, mas não deveria)
- temperar com sal, pimenta de caiena, colorau, ...
- mexer, tapar e deixar cozinhar

- cobrir o tabuleiro com massa folhada
- colocar 2 latas de atum desfeito
- cobrir com a mistura de cogumelos e curgetes
- bater 6 ovos, juntar 1 pacote de natas e verter sobre os outros ingredientes
- fazer efeitos com a massa folhada que sobrar ;p

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Frango com Arroz de Courgette e Tomate

No restaurante do Oliver, o anti-legumes cá de casa até a courgette que estava na carbonara achou maravilhosa!

Aproveitando a deixa, no regresso resolvi incorporar discretamente alguns legumes no nosso jantar. Bem picados, saborosos, não há desculpas!





Frango com Arroz de Courgette e Tomate

Quatro Pessoas


4 a 8 pedaços de frango, dependendo do tamanho
2 dentes de alho

1 cebola

1 Courgette pequena

1 Tomate

250g de arroz

Vinho Tinto

Azeite

Sal

Pimenta

Alho em Pó

Tomilho



1. Marinar o frango em vinho tinto, alho em pó, sal e tomilho e reservar.

2. Picar ou esmagar o alho e alourar em azeite. Deitar os pedaços de frango e deixar corar, tirando-os depois.

3. Deitar a courgette picada, a cebola e o tomate, tudo bem picado. Envolver bem e deitar o arroz, que se deve mexer até ficar translucido.

4. Juntar os pedaços do frango e a marinada e adicionar água suficiente para tapar o arroz. Mexer, tapar e deixar cozinhar até o arroz estar cozido. Rectificar o sal e acrescentar um pouco de pimenta a gosto.


quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Arroz de lulas - 2 variantes

Gosto muito de utilizar lulas nos cozinhados porque, além de serem saborosas, permitem variar imenso.

Um exemplo é o arroz de lulas:



Em ambos os casos, fiz um refogado com azeite, cebola picada, alho e pimento vermelho.

Para o 1º:
- Fiz uma cama de alho francês às rodelas e deixei cozinhar
- Juntei as lulas e, depois de cozinharem ligeiramente, adicionei vinho branco e polpa de tomate, temperei com sal, e deixei apurar
- Adicionei 3 medidas de água, deixei ferver, e depois adicionei 1 medida de arroz vaporizado e esperei até estar cozinhado

Para o 2º:
- Depois da cebola estar bem dourada, juntei as lulas e as curgetes às rodelas fininhas, e deixei cozinhar sem tampa (apesar de ser menos saudável, gosto quando as curgetes fritam um bocadinho primeiro, em vez de simplesmente cozerem)
- Juntei 1 medida de arroz vaporizado, envolvi bem e deixei cozinhar durante algum tempo, e só depois acrescentei 2 medidas de água e temperei com sal